Concurso público em Areado com mais de 3 mil inscritos é aplicado com medidas sanitárias


Candidatos chegaram a pedir suspensão das provas por conta da pandemia de coronavírus, mas Justiça autorizou realização. As provas de um concurso público da Prefeitura em Areado (MG) foram aplicadas no fim de semana de forma presencial. Diante da pandemia de coronavírus, foi preciso reforçar medidas sanitárias para evitar a transmissão da Covid-19 entre os candidatos.
Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para o concurso para disputa de 49 vagas como funcionário público na prefeitura. No entanto, algumas chegaram a questionar o Ministério Público sobre a realização das provas durante a pandemia. No documento, alegaram risco de disseminação da doença em razão da presença de milhares de candidatos inscritos, até mesmo de outras cidades, o que poderia provocar aglomeração.
O concurso chegou a ser adiado, mas a prefeitura decidiu pela aplicação das provas. O promotor de Justiça Vanderson Tadeu de Vasconcelos entendeu que não havia impedimento. Entre as razões, reforçou as medidas sanitárias, explicando que no total seriam utilizadas 39 salas dos quatro locais de realização das provas, com no máximo 20 candidatos por sala, garantindo o distanciamento.
“Há um espaçamento de um e meio de uma cadeira a outra, a proibição de ligar ventiladores, álcool em gel pra todo mundo, os banheiros todos com sabão para as pessoas, janelas abertas”, explicou da comissão do concurso, Marcioni Brito Tomaz.
O uso de máscaras era obrigatório, assim como a aferição da temperatura. A prova seria realizada em um dia e em duas escolas; mudou para dois dias, em quatro escolas.
Alguns candidatos ainda questionaram a decisão. “A gente sabe que muita gente vai vir de outras cidades. Na cidade de Areado os números [da Covid-19] estão estáveis, mas na região toda estamos vendo um aumento muito grande no número de casos e quais as consequências que podem trazer pra essas pessoas que vão participar”, alegou um deles, que não quis se identificar.
“Eu agradeço por ter saído, é bom de ter acontecido, mas a gente tem um certo receio ainda”, explicou a pedagoga Elenita Rocha.
Areado tem 15 mil habitantes. Até o concurso, a cidade tinha apenas seis casos de coronavírus.
Areado (MG) teve prova em concurso público com medidas sanitárias
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”