Confira eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra no RJ


Eventos, rodas de capoeira, apresentações, palestras e debates, cursos e sarau de poesias são algumas opções. Roda de capoeira composta por guardas municipais do Rio se apresenta no Dia da Consciência Negra
Divulgação/Robert Gomes
Na semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, o Rio tem uma programação especial de eventos, palestras, apresentações, concertos, rodas de capoeira, homenagens, exibição de documentários e cursos. A maioria das atividades é gratuita, mas algumas são pagas.
‘Reflexo da ancestralidade’, diz jovem músico do Rio sobre legado deixado por Heitor dos Prazeres
Confira abaixo os dias e horários das celebrações:
Eventos
Sexta-feira (20)
Concerto no Cais do Valongo – o Programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação, formado por mais de 400 estudantes, se apresenta às 10h30. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.
Roda de capoeira – guardas municipais do Rio se apresentam às 6h em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, no Centro, e a partir das 10h no Cais do Valongo, em Saúde. O evento é gratuito.
Inauguração do Bar Alma de Boêmio – o estabelecimento em Campo Grande promove, a partir das 19h, uma roda de samba com o cantor Salame Valério e convidados como Joana Nascimento, Ricardo Bilhão e Gabrielzinho do Irajá. O bar fica na Estrada da Cachamorra, 782.
Lavagem das escadarias – o Morro Santa Marta recebe uma ação que inclui lavagem das escadarias e atividades a partir das 9h. O evento conta com performances de Egili Oliveira e da Companhia Teatro Te-Arteiros e apresentação de capoeira, maculelê e do grupo Produto do Morro Bateria.
Sábado (21)
Sarau de Poesias – no Instagram do Shopping Metropolitano Barra, o cronista, roteirista, MC, slammer, poeta, escritor e compositor Robsoul Mensa aborda, em forma de poesia, o dia a dia da população das periferias. O evento é transmitido a partir das 15h.
Terça-feira (24)
Ópera-concerto- a apresentação do Programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação, com participação do cantor Toni Garrido, aborda momentos históricos, como a criação do Morro da Favela. O repertório conta com canções de Dona Ivone Lara, Cartola, Zé Keti e Donga. O evento está marcada para 19h e é transmitido no canal do Youtube do grupo.
Quarta-feira (25)
Ópera-concerto – a apresentação do Programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação, com participação do cantor Toni Garrido, aborda momentos históricos, como a criação do Morro da Favela. O repertório conta com canções de Dona Ivone Lara, Cartola, Zé Keti e Donga. O evento está marcada para 19h e é transmitido no canal do Youtube do grupo.
Programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio realiza concertos em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Divulgação/Secretaria Municipal de Educação
Sábado (28)
Soul da Tribo Live Festival – o evento que busca dar visibilidade à influência cultural da matriz africana reúne as bandas Caixa Baixa, Ponto de Equilíbrio e Mario Seixas & A Banda, além dos músicos Coé e RootsCidade. O evento inicia às 19h e tem transmissão on-line pelo canal do festival.
Debates, conversas e palestras
Sexta-feira (20)
Debate “Expressão e Documentação da Cultura Negra Brasileira” – o Museu de Arte Moderna (MAM) promove às 18h um debate com a participação do cineasta Tom Tob Azulay, do músico, percussionista e pesquisador Djalma Correa, do cantor, compositor e músico Jards Macalé e do diretor do Festival 1666 Rodrigo Sousa & Sousa. Ingressos podem ser comprados pelo site e há opção de gratuidade.
“Papo de Griot” – o Shopping Metropolitano da Barra convida, a partir das 15h, o professor, produtor cultural e idealizador do coletivo Os Pretões, Alexandre Padilha, para dividir experiências e pensamentos. A conversa ocorre no Instagram do estabelecimento.
Sábado (21)
Ciclo de falas “Próxima de Nós” – o MAM reúne, a partir das 16h, 30 pessoas para uma roda de conversa que aborda temáticas como dinâmicas do território, conflitos socioambientais, etnografias visuais, antropologia das imagens e relação entre história da arte e a sociedade. Ingressos podem ser comprados pelo site e há opção de gratuidade.
Exibição de documentários
Sexta-feira (20)
Documentário “Os Doces Bárbaros” – o MAM oferece, a partir das 19h, a exibição do documentário. Ingressos podem ser comprados pelo site e há opção de gratuidade.
Sábado (21)
Documentário “Corações a mil” – o MAM exibe às 18h30 o documentário de Jom Tob Azulay, com a participação da atriz Regina Casé. Ingressos podem ser comprados pelo site e há opção de gratuidade.
Cursos
Segunda-feira (23)
Curso “Como descolonizar o currículo a partir de olhares negros” – a área de Educação e Participação do MAM inicia, a partir das 19h, o curso gratuito para educadores por uma plataforma on-line. O museu convidou artistas, pesquisadores e profissionais da educação para dialogar sobre o tema. A turma pode ter até 95 pessoas. Inscrições devem ser realizadas pelo link.
Atividades infantis
Domingo (22)
Mundinho Kids Online – o Shopping Metropolitano Barra promove brincadeiras de origem africana e confecção de instrumentos musicais típicos da cultura no Instagram. Atividade começa às 16h.
Vídeos: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.