Confira o que abre e o que fecha em Macapá no feriadão de Dia de Finados, em meio à pandemia


Feriado prolongado inicia na sexta-feira (30) e segue até segunda-feira (2). Decretos já mudaram horários de estabelecimento e empregaram novas medidas restritivas. Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Macapá
John Pacheco/G1
O feriado prolongado que começa na sexta-feira (30) e termina na segunda-feira (2), Dia de Finados, alterou os horários de funcionamento de alguns serviços e empreendimentos em Macapá. Há lojas do comércio, por exemplo, que não funcionarão.
Em função do aumento de atendimentos na rede de atenção básica e internações por Covid-19, já estão proibidas visitações aos cemitérios desde quarta-feira (28) e também aglomerações na capital, conforme os decretos, que empregam novas medidas restritivas.
Macapá restringe atividades de campanha e fecha boates e bares por 7 dias; veja regras
Cemitérios
A visitação aos cemitérios de Macapá foi suspensa em decreto de Macapá, que estabelece novas medidas restritivas em função do aumento de casos e internações por Covid-19. Os estabelecimentos não funcionam desde quarta, e também não poderão receber público no feriado.
Comércio
Parte do comércio de Macapá não abrirá na segunda-feira (2)
Rita Torrinha/Arquivo G1
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Amapá informou que as empresas do comércio atacadista de gêneros alimentícios, representantes comerciais, materiais de escritório e papelaria, lojistas, materiais de construção, elétricos, hidráulicos, móveis e eletrodomésticos não irão funcionar.
As empresas dos segmentos de varejo de gêneros alimentícios devem funcionar até 13h. Hotéis funcionam 24 horas por dia. Restaurantes, lanchonetes e similares atendem das 7h às 22h. Delivery e drive thru funcionam das 7h às 23h. Bares não funcionam.
Nos empreendimentos de varejo de produtos farmacêuticos não há horário de funcionamento específico, pois se enquadram nas atividades econômicas essenciais e de utilidade pública.
Shoppings
Macapá Shopping: na sexta-feira (30) e sábado (31) abre a praça de alimentação, lojas e quiosques das 10h às 21h; o cinema funciona de 16h a 21h. No domingo (1º) e na segunda-feira, a praça abre das 12h às 21h; lojas e quiosques de 15h a 21h; e cinema das 16h às 21h.
Amapá Garden Shopping: na sexta-feira e no sábado, o estabelecimento da JK abre das 10h às 21h, e o cinema, conforme programação; no domingo, a praça de alimentação funciona de 12h às 21h, âncoras das 13h às 21h, demais lojas das 15h às 21h e cinema até 21h. Na segunda, a praça de alimentação atende das 16h às 22h. Lojas e quiosques não abrem e cinema conforme a programação.
Villa Nova Shopping: na sexta-feira e no sábado, o estabelecimento funciona com todas as lojas no horário das 9h às 21h. No domingo, somente o cinema e a loja Americanas funcionam, de 9h às 17h. Já no feriado, segunda-feira, o local abre de 9h às 17h.
Supermercados
Todos os supermercados vão abrir no sábado e no domingo
Larissa Emille/Arquivo Pessoal
Rede Fortaleza (BR, Laguinho, Jesus de Nazaré, Macapá Shopping, JK e Perpétuo Socorro)
sexta-feira, sábado e domingo: todas as lojas das 7h às 21h
segunda: todas as lojas das 7h às 13h
Rede Santa Lúcia (Jovino, Padre Júlio, BR e Congós)
sexta e sábado: todas as lojas das 7h às 21h
domingo: todas as lojas das 7h às 20h
segunda: todas as lojas das 7h às 13h
Rede Favorito e Atacarejo
sexta e sábado: lojas da JK e Alvorada das 7h às 21h; loja do Buritizal, das 7h às 20h
domingo: lojas da JK e Alvorada das 7h às 20h; loja do Buritizal, das 7h às 13h
segunda: todas as lojas das 7h às 13h
Transporte público
Transporte público funcionará com 100% da frota no sábado e no domingo
John Pacheco/G1
A gestão municipal informou que as frotas do transporte público devem cumprir o horário normal dos expedientes, no final de semana e no feriado. Será cobrada a tarifa social no domingo e feriado, no valor de R$ 1,85.
Hospitais
A unidades de saúde estaduais funcionam normalmente no final de semana, com expediente administrativo até sexta-feira. Na segunda-feira, somente a emergência funciona, 24 horas por dia. O administrativo deve voltar na terça-feira (3).
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá
As UBSs funcionam normalmente, tanto no final de semana, quanto no feriado, incluindo as unidades exclusiva para quem tem sintomas do novo coronavírus, e ainda o Laboratório da FAB e a carreta para a testagem de assintomáticos da Covid-19.
Bancos
Os bancos atendem até sexta-feira, das 10h às 14h, voltando somente na terça-feira. No final de semana e no feriado apenas os caixas eletrônicos funcionam.
Pontos turísticos
Lugares como a Fortaleza de São José e Museu Sacaca estão temporariamente fechados, por conta do decreto, e não têm previsão para retornar com as atividades.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.