Conheça o Forte Santo Antônio da Barra, atração turística de São Luís


O Centro Cultural está localizado no espigão da Ponta D’areia e conta com dois museus ricos em conhecimento. Com 12 canhões, uma muralha e dois prédios, o ponto histórico do período de resistência portuguesa às invasões, o Forte Santo Antônio da Barra está localizado em um dos locais mais famosos de São Luís, o espigão da Ponta D’areia.
O Forte Santo Antônio da Barra está localizado no o espigão da Ponta D’areia, em São Luís
Stella Gonçalves/ G1 MA
O centro cultural conta com o Museu de Embarcações Maranhenses, onde é possível apreciar 18 réplicas de embarcações tradicionais feitas de madeira, que foram construídas por mestres carpinteiros do Estaleiro Escola. A que ganha maior destaque dentre as existentes no litoral do Maranhão é a ‘canoa costeira’, cuja marca registrada é o formato de proa, conhecida como “proa chata”.
Nas paredes do Museu de Embarcações, foram colocados quadros explicando os diferentes aspectos dos barcos utilizados em regiões do estado, dando destaque as características de cada um e os materiais utilizados. No local, há réplicas em miniatura de todos eles, um trabalho que tem como objetivo preservar o conhecimento popular em uma região de formação cultural.
As réplicas das embarcações foram construídas por mestres carpinteiros do Estaleiro Escola
Stella Gonçalves/ G1 MA
Devido a pandemia do Covid-19, o museu está funcionando de forma virtual, levando os visitantes através de projetos como ‘Feito torto pra ficar direito’, ‘Papo Forte’, ‘PodForte’ e o ‘Nem te Conto’.
Ponto histórico do período de resistência portuguesa às invasões
Stella Gonçalves/ G1 MA
Além do Museu de Embarcações Maranhenses, o Forte Santo Antônio da Barra também possui o Museu da Imagem e do Som, que retrata o audiovisual na construção da história, memória e identidade. Nele também é possível apreciar exposições fotográficas de artistas maranhenses onde alguns retratam a cultura do estado.
É possível encontrar nesse período de pandemia, projetos como: MisEntrevista, MisEnsina, Conhecendo o Mis, Projeto Ocupação em Rede.
A gestora do Forte Santo Antônio da Barra, Tatiana Maia conta que está ansiosa para que a pandemia acabe, pois o centro cultural possui novos projetos para colocar em prática no objetivo de difundir o conhecimento e entretenimento.
“Trabalhar no Forte Santo Antônio da Barra é muito gratificante, pois é um marco histórico e além disso possui 2 museus de extrema importância, para a difusão da cultura do conhecimento e traz um sentimento de pertencimento a todos. Estamos também em uma área privilegiada onde podemos apreciar um belíssimo por do sol todas as tardes. Sem dúvidas é mais um dos belos pontos turísticos do nosso Estado”, conta Tatiana.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.