Conheça os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Santarém


Entre as ideias apresentadas, há desde implantação da guarda municipal, ampliação de ciclovias e licitação do transporte coletivo, até auditoria dos recursos recebidos pelo município para enfrentamento da pandemia. Vista aérea de Santarém, no oeste do Pará
Agência Santarém/Divulgação
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos 8 candidatos à Prefeitura de Santarém nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Héldson Tomaso (Patriota)
Coronel PM da reserva Héldson Tomaso foi oficializado candidato pelo PRTB
Jones Maia/Tv Tapajós
Número de páginas: 30
Resumo: O plano de governo denominado “Um Projeto de Desenvolvimento Inteligente para Santarém” estabelece 14 grandes objetivos para serem cumpridos nos próximos quatro anos a fim de implementar uma nova forma de governar. O candidato promete que o governo terá Impessoalidade na gestão, Inteligência para desenvolver, Honestidade para trabalhar, Transparência para governar, Participação para acertar e Eficiência para progredir. E coloca como principal objetivo, a valorização das pessoas, com implantação da tecnologia Cidade Inteligente, com foco no planejamento estratégico.
Héldson Tomaso se compromete a alocar pessoas com conhecimento específico e comprovado no comando de cada Secretaria; apoiar a estruturação de serviços tecnológicos, visando assessorar e acompanhar todo o processo administrativo; criação do sistema de cadastro de demanda da Educação Infantil; fortalecer os Conselhos de assistência social; elaborar o Plano Municipal Rodoviário; Implantar o programa “ouvidoria digital”; ampliar e fortalecer os Conselhos Municipais de Segurança; Humanizar o atendimento nos Postos de Saúde com aperfeiçoamento ao atendimento domiciliar.
Veja aqui o plano completo de Héldson Tomaso
Jesson Santos (PRTB)
Jesson Santos e Katiane Aguiar, candidatos a prefeito e vice pelo PRTB em Santarém
Ascom PRTB
Número de páginas: 11
Resumo: Em seu plano de governo denominado “Novo de verdade”, Jesson Santos promete um olhar comprometido com os menos favorecidos e implementação de projetos estruturantes em locais considerados críticos pela população. O plano também promete a adoção de estratégias capazes de garantir às pessoas que concluem o curso superior o acesso a postos de trabalho. O documento também destaca propostas de fortalecimento da agricultura com aproveitamento e beneficiamento da produção agrícola local, e buscar meios de acabar com a falta de água potável domiciliar, tanto na zona urbana quanto na rural.
O plano de governo do PRTB diz ainda que será feita revisão o Plano de Carreira dos Professores, ampliação e garantia de transporte aos estudantes na zona rural. Também promete manter ativa uma central de ambulâncias, contando com viaturas equipadas para as diversas situações de emergência médica; Comprar e equipar uma ambulância exclusiva para emergências obstétricas; obras de drenagem, terraplenagem e manutenção de ruas nos bairros periféricos; Ampliar a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto das águas pluviais; implantar a Guarda Municipal.
Veja aqui o plano completo de Jesson Santos
João Pingarilho (PSC)
João Pingarilho concorre pela primeira vez à Prefeitura de Santarém
Márcio Bezerra/Tv Tapajós
Número de páginas: 14
Resumo: O candidato diz que vai realizar uma gestão democrática onde a população seja parte do processo, com respeito aos valores da família. Promete a correta, adequada e transparente aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Defende a construção de novos postos de saúde na zona urbana e rural de Santarém, contratação e valorização dos Agentes Comunitários de Saúde. João também defende a criação da guarda municipal, investimento em ações de transporte e escoamento da produção rural no município, melhoria a qualidade dos serviços do transporte coletivo de Santarém, construção de novos CRAS na zona urbana e nas maiores comunidades rurais do município.
O plano de governo também promete investir em atendimento odontológico e ampliar a rede de saúde 24 horas. Na área de segurança, promete melhorar a iluminação pública visando combater assaltos e roubos nas ruas. Na mobilidade urbana, defende a abertura de licitação para novas empresas de transporte coletivo e ordenamento de calçadas. Se compromete a criar a política municipal de turismo em Santarém, realizar a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Santarém e Alter do Chão. Promete ainda, criar o plano de habitação municipal para combater o déficit habitacional em Santarém.
Veja aqui o plano completo de João Pingarilho
Maria do Carmo (PT)
Maria do Carmo e Bruno Pará, candidata à prefeito e vice-prefeito, respectivamente
Divulgação
Número de páginas: 31
Resumo: O plano de Governo da coligação “Juntos por Santarém” defende um lugar de igualdade com diferenças e garantia de direitos para redução das desigualdades. Maria assegura a universalização das matrículas, ensino de qualidade e as condições de acesso dos alunos como alimentação escolar, fardamento e transporte de qualidade. Na área da saúde, promete concluir obras do Hospital Materno Infantil de Santarém com instalação imediata dos equipamentos e contratação de pessoal para colocá-lo em imediato funcionamento, e ampliar número de profissionais nas UBSs. E na área da indústria, estimular a criação de um Distrito Industrial para o uso sustentável dos recursos naturais do município.
Maria também promete construir escola no Padrão MEC no Residencial Salvação e na ocupação Nova Vista do Juá. Na área do agronegócio, incentivar a criação de agroindústria para a agregação de valor, produção e beneficiamento de grãos na região (milho, arroz, feijão, soja, etc). No turismo, promete estimular programas de City-tour aquático e terrestre em consórcio com a iniciativa privada e comunidades, organizar a área de embarque e desembarque nas praias para garantir a segurança dos banhistas. E na área de infraestrutura, promete ampliar o número de ciclovias, elaborar Plano Municipal de Mobilidade por Bicicleta e criação da Autoridade Metropolitana de Planejamento Integrado de Transportes, Urbanismo e Desenvolvimento.
Veja aqui o plano completo de Maria do Carmo
Nélio Aguiar (DEM)
Nélio Aguiar (com microfone na mão) é candidato à reeleição para prefeito de Santarém
Amarildo Gonçalves/Tv Tapajós
Número de páginas: 28
Resumo: Em seu plano de governo denominado “Santarém, bem mais saúde”, Nélio Aguiar promete ampliar o espaço físico do serviço de terapia renal substitutiva (Hemodiálise) para 40 máquinas, e implantar o Centro de Saúde Psicossocial Infantil – CAPSi e construir uma UPA na Zona Oeste. Na área de educação, promete adquirir equipamentos para melhor estrutura de funcionamento das escolas e unidades de educação infantil, além de ampliar a cobertura do transporte escolar na zona rural e planejar aquisição de novos veículos. O candidato defende o Sistema Único de Assistência Social, para ampliar a cobertura da Proteção Social Básica.
Nélio também promete desenvolver ações de combate à homofobia, ao racismo e à discriminação racial por meio do desenvolvimento de ações de prevenção à violência contra as minorias da sociedade. Na área de infraestrutura, se compromete a ampliar as ações que promovam acessibilidade para as pessoas com deficiências, nas obras de infraestrutura urbana, ampliar o Porto DER para atender a demanda dos Ferrys Boats, construir uma passarela na Avenida Engenheiro Fernando Guilhon. E na área de mobilidade e trânsito, promete ampliar do número de permissão para mototaxistas e a fiscalização e a operação de transporte e trânsito. E na área de meio ambiente, fortalecer o Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento Ilegal.
Veja aqui o plano completo de Nélio Aguiar
Ney Santana (PSDB)
Ney Santana é candidato a prefeito de Santarém pelo PSDB
Elton Pereira/Tv Tapajós
Número de páginas: 12
Resumo: O candidato Ney Santana promete agir com transparência na aplicação e na prestação de contas dos recursos públicos municipais, inclusive com auditagem de todo o recurso que foi recebido pelo município para o combate à pandemia de Covid-19 ao longo de 2020. Assumiu o compromisso de reduzir o número de cargos de DAS (comissionados), e garante o pagamento em dia das remunerações dos servidores públicos municipais. No plano denominado “Um novo tempo para Santarém”, Ney se compromete a iniciar o ano letivo nos quatro anos de governo na 1ª quinzena de fevereiro, sem realização de aulas aos sábados. Na área da saúde, promete Implantar o plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da saúde.
Ney também promete concluir, equipar e garantir o funcionamento do Hospital Materno-Infantil e assegura o pleno funcionamento do Hospital Municipal de Santarém. Na área de Proteção Social, promete implantar mais 2 Conselhos Tutelares para ampliar a proteção e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes, sendo um na região do Lago Grande e outro na região do Planalto. Na área de direitos humanos, defende o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas e privadas voltadas ao atendimento das mulheres em situação de risco em decorrência de violência doméstica. Se compromete a instalar a Guarda Municipal criada por lei em 2016; elaborar e implantar o Programa Municipal “Eu vou de bicicleta” e apoiar a prática do ciclismo no município, e concluir todas as obras de infraestrutura urbana.
Veja aqui o plano completo de Ney Santana
Paulo Barrudada (PSL)
Paulo Barrudada e Paulão do Curuai
Redes Sociais/Reprodução
O candidato do PSL à Prefeitura de Santarém não cadastrou plano de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Valdir Matias Jr (PV)
Valdir Matias Jr é o candidato do PV à prefeitura de Santarém nas eleições de 2020
Amarildo Gonçalves/TV Tapajós
Número de páginas: 8
Resumo: O plano de governo de Valdir Matias Jr foi construído a partir de um grande diagnóstico socioeconômico com informações de fontes oficiais e da contribuição da população por meio de consulta pública, resultando em 10 eixos estratégicos. Na área da saúde, promete reforço no atendimento das UBS’s com a presença de médicos e enfermeiros, melhoria na gestão e no atendimento do Pronto Socorro Municipal e da UPA. Na área do turismo, defende uma política de trabalho para aumentar o fluxo de turistas nacionais e internacionais e apoio à implantação do Centro de Convenções.
Valdir Matias Jr defende a valorização dos profissionais da educação e garantia merenda de qualidade aos alunos. Na área do empreendedorismo, promete incentivo e fomento a atividades econômicas com alto potencial de geração de emprego e renda. Na sustentabilidade, promete a implantação de um sistema moderno de gerenciamento dos resíduos sólidos com tratamento adequado do lixo, ampliação da rede de abastecimento de água e funcionamento da rede de coleta e tratamento de esgoto. Na área de infraestrutura, defende a ampliação do número de ruas asfaltadas e com drenagem em todos os bairros de Santarém, e melhoramento dos acessos nos ramais e estradas das comunidades rurais.
Veja aqui o plano completo de Valdir Matias Jr
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”