Convocação para a lista de espera do Fies do segundo semestre de 2020 termina nesta segunda-feira

Ao todo são 30 mil vagas no segundo semestre de 2020 para receber financiamento para pagar graduação em instituições privadas. Fies divulga resultado da seleção do segundo semestre de 2020

A convocação para a lista de espera do programa de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta segunda-feira (31).

A lista é formada por candidatos que não foram selecionados na chamada regular, divulgada em 4 de agosto. Na seleção do segundo semestre deste ano, 30 mil vagas foram oferecidas.

Conforme os candidatos selecionados na chamada regular não fecham o contrato, as vagas da lista de espera vão abrindo. Os candidatos interessados devem acessar a página do Fies (http://fies.mec.gov.br ) para verificar se entraram na lista.

A partir daí, eles terão três dias para confirmar as informações no site do Fies. Depois, terão mais cinco dias úteis para entrar em contato com as agências financiadoras para validar os documentos.

Na última sexta (28), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou que deverá abrir mais 50 mil vagas do Fies em setembro. Os detalhes ainda não foram divulgados.

Cronograma do Fies

Resultado: 4 de agosto

Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)

Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.

Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)

O que é o Fies

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Quem pode se candidatar, segundo o último edital:

Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação

Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”