Cooperativa médica aposta em tecnologia e inovação na Grande Florianópolis


Os processos foram digitalizados e foram criados aplicativos para médicos e pacientes. Uma cooperativa médica apostou em tecnologia e inovação para driblar a crise. O ano era 2015 e o cenário não era nada animador no setor econômico, fiscal, financeiro.
“Naquele momento a maior necessidade dela era uma virada em todos esses aspectos”, disse o CEO Unimed Grande Florianópolis, Richard Oliveira.
A mudança foi baseada em três pilares. “Governança corporativa, que frisamos transparência, equidade, justiça e objetividade nos negócios. No nosso jeito de cuidar tentamos resgatar o fato altruísta ou proposital de tratar todas as vidas de forma singular. Por isso, que nosso jeito de cuidar é uma contaminação pelo melhor jeito de cuidar, já que lidamos com saúde. E, a transformação e adesão digital foi o caminho que encontramos como meio, ferramenta para que tudo isso acontecesse”, afirma o CEO.
Cooperativa médica investiu em recursos tecnológicos na Grande Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Os primeiros passos rumo à inovação foram dados em 2017, digitalizando processos e criando aplicativos para médicos e pacientes.
“Nós precisávamos de compartilhamentos que gerassem compartilhamentos. Sabíamos que a inteligência partiria da cabeça das pessoas para os dispositivos eletrônicos. E, também, sabíamos das diversidades de público. Esses foram o grande motor para adesão digital. Em 2016, começamos esse movimento e foi incremental, não paramos até hoje. Mas, lá naquele momento a nossa inovação partiu da tecnologia da informação, núcleo interno”, explicou.
Após este episódio, a cooperativa inaugurou uma cápsula de inovação no LinkLab da Acate, em São José, na Grande Florianópolis, para acelerar os contatos com as startups que já faziam parte da vertical saúde. O próximo passo foi alavancar uma gerência de inovação aberta.
“Na Grande Florianópolis, a área de inovação aberta tem uma função cultural de levar conhecimento, as habilidades e ferramentas para que as pessoas da empresa como um todo, de qualquer nível e departamento possam realizar inovação: aberta, fechada, criar, inventar, inovar”, afirma Alexandre Grenteski, gerente de Inovação Aberta Unimed Grande Florianópolis.
Grenteski explica que a inovação aberta significa deliberadamente. “Buscar, além dos muros da empresa, soluções para os desafios internos, sejam startups, empresas, universidades, governo, dinheiro, financeiras. Enfim, olhar para o mundo lá fora e ver se alguém não tem uma solução pronta que acelere o nosso momento de mercado”.
Como um dos pilares da Unimed Grande Florianópolis é a inovação, o hospital próprio, que fica em São José, também recebeu tecnologias que ajudam nos seus processos internos e no cuidado do paciente.
“A inovação que a gente tem buscado, trazido e desenvolvido passa também por uma mudança cultural, pois temos que tornar o processo de inovação, parte da nossa atividade diária. Ela vem para trazer facilidades e aumentar a eficiência para todos os atores envolvidos. Tanto para o paciente, como para os profissionais que vão ganhar mais eficiência, entregando um trabalho com resultado melhor, consumindo menos recursos em menos tempo. Ou mesmo, conseguindo ampliar sua capacidade de atendimento”, disse Gabriel Longo, diretor do Hospital Unimed e serviços próprios.
Recursos de inovação foram implantados em cooperativa
Reprodução/ NSC TV
Para o presidente da empresa, Theo Fernando Bub, este é só o começo de uma revolução tecnológica que atingiu a área da saúde.
“O trabalho online dos nossos funcionários, o robô Laura dentro da UTI, o robô Laura servindo de orientação para os nossos cientes ou não clientes. Os serviços de saúde das Prefeituras da Grande Florianópolis estão usando esses serviços para toda a comunidade. Não são apenas os usuários do sistema Unimed. Isso é uma prestação gratuita, da Unimed da Grande Florianópolis, ao serviço público de saúde”, afirma.
Veja os vídeos do Tech SC
Confira outras novidades na página do Tech SC
Veja as notícias do estado no G1 SC
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.