Desenvolvimento de novos produtos eleva competitividade das indústrias


Com mapeamento de oportunidades e ferramentas de inovação, setor industrial descobre caminhos para crescer O Brasil investe apenas 1,26% do Produto Interno Bruto (PIB) em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, apontam dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2020) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2019). No Paraná, o Sistema Fiep tem contribuído para que as indústrias aproveitem as ideias e as oportunidades da melhor forma possível. Por meio de consultorias especializadas em inovação, transformação digital e acesso ao crédito, a instituição já coleciona bons resultados junto às empresas. “O nosso valor está exatamente em intermediar as conexões das indústrias com o ecossistema de inovação e acelerar negócios. O mercado vem passando por profundas mudanças. As empresas que dominarem a capacidade de validar com rapidez e com poucos recursos a aderência de novos produtos no mercado serão mais competitivas”, sinaliza Felipe Couto, gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep.
Inovação orientada
A pandemia da COVID-19 trouxe novas possibilidades para a inovação na indústria. Por meio de editais emergenciais, diversas empresas paranaenses estão trabalhando no desenvolvimento de produtos voltados ao combate do novo coronavírus. É o caso da Hi Technologies, que recebeu auxílio para ampliar a capacidade de produção de diagnósticos sorológicos e para nacionalizar a metodologia e os insumos utilizados. O projeto foi conduzido com apoio do Sistema Fiep, por meio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.
Inspirada pelas oportunidades que surgem na crise, a DocG, fabricante de produtos cosméticos veterinários, também deu um importante passo rumo à inovação. A empresa lançou um higienizador de patas para ser utilizado após o passeio com os pets. O produto é eficaz contra o coronavírus. “O segmento pet tem inovado muito. Nesse meio tempo, também lançamos a plataforma docgSX, um aplicativo para pet shops parceiros poderem revender seus produtos”, conta Juliano Cortes, CEO da empresa. A DocG prevê dobrar de tamanho em 2020. “A construção da nossa fábrica de cosméticos e alimentos foi possível graças ao impulsionamento do Sistema Fiep”, completa.
Primeiros passos
No primeiro semestre deste ano, o governo federal lançou dois editais para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de combate ao novo coronavírus. Para obter os recursos, as empresas perceberam os principais desafios para a inovação: um ecossistema que ainda precisa se relacionar melhor e a dificuldade de acesso às novas tecnologias. O objetivo do Sistema Fiep é encurtar esses caminhos, entendendo em que momento a empresa se encontra, analisa Felipe Couto: “A inovação tem vários níveis e impactos. O passo inicial é observar, mapear e preparar a indústria. O diagnóstico é importante para coletar indicadores e estabelecer esse grau de digitalização da indústria e, depois, confrontá-los com suas práticas e mercado de atuação”.
O gerente do Sistema Fiep destaca que não há uma receita pronta para o desenvolvimento de novos produtos. A criação de serviços, sistemas, processos, soluções ou negócios é uma das áreas do conhecimento dentro da gestão da inovação. Atualmente, há uma variedade de capacitações e cursos acadêmicos voltados à P&D, chegando até as linhas de pesquisas de doutorado. Um dos objetivos do Sistema Fiep é aproximar indústrias e academia. A instituição tem papel ativo na orientação de projetos para editais de inovação, auxiliando tanto empresas quanto acadêmicos e líderes de startups a elaborar suas ideias, e oferta cursos na área de inovação em seus laboratórios e unidades de ensino. “As empresas devem trilhar novos caminhos e não apenas desenvolver um projeto que tem início, meio e fim. A experiência do negócio, seus erros e acertos nessa jornada são as principais respostas de como ela conseguirá manter seu processo de inovação às demandas atuais e futuras do mercado”, finaliza Couto.
Descubra o que o Sistema Fiep tem para a sua indústria.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”