Dezessete índios da Aldeia Araçaí, em Piraquara, são isolados após testarem positivo para Covid-19


O primeiro a procurar uma unidade de saúde com sintomas da doença foi o cacique. Depois dele, quatro homens, oito mulheres, um adolescente de 15 anos e quatro crianças também foram diagnosticas com o novo coronavírus. 17 casos de coronavírus foram registrados em aldeia em Piraquara
Dezessete indígenas da Aldeia Araçaí, que fica em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, testaram positivo para Covid-19 e estão isolados.
Distante a cerca de 50 quilômetros de Curitiba, a aldeia, que é atualmente composta por 80 índios da tribo Guarani, mantém tradições e rituais vividos pelos ancestrais, como a prática de caça e pesca, e os rituais de danças e cura de doentes. A Araçaí foi fundada há 20 anos.
Aldeia foi fundada há 20 anos, em Piraquara
Adriana Justi / G1
O primeiro a procurar uma unidade de saúde com sintomas da doença foi o cacique. Depois dele, quatro homens, oito mulheres, um adolescente de 15 anos e quatro crianças também foram diagnosticadas com o novo coronavírus.
Aldeia Araçaí preserva tradições e mantém rituais dos antepassados
“Gente, nós aqui da aldeia estamos preocupados. Porque essa Covid-19 chegou à nossa comunidade. Então, se cuidem. Nós não esperávamos que chegasse ate nós da comunidade indígena”, disse o líder da aldeia, Karay Tupã.
Na segunda-feira (28), um médico esteve no local e passou orientações para todos os moradores da aldeia.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
PANDEMIA EM NÚMEROS: Confira o mapa com os dados por cidade
Até esta quarta-feira (30), 211 casos de coronavírus confirmados entre índios no Paraná e 91 aguardam o resultado de exames, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).
Doações
O Projeto Origem foi criado para ajudar indígenas durante a crise do coronavírus em dez aldeias que ficam na Região de Curitiba, litoral e cidades do interior do Paraná.
As doações podem ser feitas no Distrito sanitário especial indígena (DSEI), que fica na Rua Professor Basílio Ovídio da Costa , 639, no bairro Vila Isabel, em Curitiba. O horário de atendimento é das 10h30 às 16h30.
Veja mais notícias no G1 Paraná.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”