‘Dia D’ contra pólio em Campinas tem movimento tranquilo em postos de saúde e multivacinação de famílias


Todas as 66 unidades da metrópole permanecem abertas até 17h neste sábado (17) para oferecer a imunização. Campinas abre todos os 66 Centros de Saúde para ‘Dia D’ contra sarampo e multivacinação
Os Centros de Saúde (CS) do Centro, Jardim Esmeraldina e Jardim Aurélia, em Campinas (SP), registraram movimentação tranquila na manhã deste sábado (17), quando teve início o “Dia D” das Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.
Veja os locais de vacinação nas cidades da região de Campinas
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, percorreu as três unidades e constatou que, nos locais, não houve formação de filas ou registro de aglomerações. A vacinação ocorre até as 17h.
O objetivo da campanha é imunizar crianças menores de 5 anos, no caso da pólio, e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, através do serviço de multivacinação.
Em Campinas, a imunização é ofertada em todos os 66 Centros de Saúde e em três igreja. Os endereços podem ser consultados no site da prefeitura.
Família imunizada
A técnica contábil Silvia de Fátima Pimenta levou a filha Isabel, de 4 anos, para tomar a vacina contra a pólio no CS Centro. Silvia e o marido, o escrevente Murilo Pimenta, aproveitaram a ida à unidade para se imunizar contra o sarampo.
“A gente nunca lembra da nossa carteirinha de vacinação, sempre as das crianças primeiro. A iniciativa foi uma boa oportunidade”, diz Silvia.
Família procurou CS no Centro de Campinas para se vacinar neste sábado
Reprodução/EPTV
Vacinação de crianças na pandemia
A Coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Ana Cecília Zuiani Zocolotti, garante que, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, as crianças devem ser vacinadas contra outras doenças. “Todos os Centros de Saúde estão organizados e não oferecem risco de contaminação da Covid-19”, afirma.
“Além disso, é importante que as crianças estejam com as vacinas em dia porque existem outros vírus circulando [além do novo coronavírus] e que são preveníveis pela vacina. Com as vacinas em dia, nós estamos protegendo as crianças de outras doenças que também circulam, como o sarampo, coqueluche, meningites e pneumonias graves”.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, a meta de imunização neste “Dia D” é de 95% do público-alvo, o que equivale a 73.942 crianças.
Criança recebe gotinha contra a pólio em posto de Campinas (SP) neste sábado
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”