Dia D da Campanha de Multivacinação espera vacinar 7 mil crianças e adolescentes em Macapá


Ação ocorre neste sábado (17) com objetivo de atualizar caderneta de vacinação do público-alvo. Doses são aplicadas em UBSs do Amapá, com exceção das especializadas no tratamento da Covid-19. Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado (17)
Acontece neste sábado (17), o Dia D da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de crianças de até 4 anos e adolescentes de até 14 anos. Em Macapá, a coordenação espera que sejam aplicadas 7 mil doses. O atendimento iniciou às 8h e segue até 17h.
A campanha iniciou em 5 de outubro e segue até o dia 30 do mesmo mês. Ao todo, são 19 vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Amapá, com exceção das especializadas no tratamento da Covid-19 (Lélio Silva, Álvaro Côrrea e Santa Inês).
Campanha de multivacinação no AP busca atualizar imunização de crianças e adolescentes
Coordenadora de Imunização do Amapá, Andréa Marvão explicou que a ação é uma grande oportunidade dos pais cuidarem da saúde dos filhos, devido os postos de saúde estarem abastecidos com as doses. Além disso, a cobertura vacinal das crianças vem sendo baixa.
“Crianças até menor de 5 anos todas as vacinas do calendário elas estão com a coberturas no estado do Amapá estão abaixo de 95%. Então a gente precisa resgatar e a única maneira de prevenir essas doenças é por meio da vacinação”, disse
Dia D de Vacinação: municípios do Amapá se preparam para imunizar crianças
A ação engloba também as campanhas de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Com relação à primeira doença, a coordenadora disse que a faixa etária menor de cinco anos de idade é a com menos vacinação e maior registro de casos.
“Estamos trabalhando na campanha contra o sarampo na faixa etária de 20 a 49 anos. No entanto, as crianças aonde estamos com a menor cobertura vacinal é exatamente na faixa etária até menor de 5 anos e aonde nós temos maior registro de casos. Precisa ser atualizada”, ressaltou.
Áreas indígenas já estão recebendo a vacinação. Em novembro, a Operação Gota levará profissionais da saúde a essas localidades mais distantes para realização da imunização dos moradores das comunidades.
Criança recebendo dose de vacina
SES-GO/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”