Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação ocorre neste sábado e mobiliza postos de saúde de SC


Público-alvo são crianças e adolescentes de até 15 anos. Postos estarão abertos das 8h às 17h. Dia Nacional da Vacinação ocorre neste sábado (17)
Neste sábado, ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação e contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação. Os postos de saúde das cidades catarinenses estarão abertos das 8h às 17h para atualizar a imunização dos mais jovens. O público-alvo são crianças e adolescentes de até 15 anos.
O objetivo das campanhas, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), é vacinar esses jovens contra a poliomielite e atualizar as doses que estejam faltando contra outras doenças. As duas campanhas vão até 30 de outubro.
Doses de vacina contra o sarampo
Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom/Divulgação
No caso da poliomielite, o alvo são crianças entre 1 e 4 anos. Esse grupo abrange 342.285 crianças. A meta é vacinar pelo menos 95% delas, o que corresponde a 325.684.
Em relação às demais vacinas, serão oferecidas:
Febre amarela
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
dT (difteria e tétano)
Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
Poliomielite
BGC (formas graves de tuberculose)
Hepatite B
Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)
Rotavírus (diarreia por rotavírus)
Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
Meningocócica C (doença meningocócica C)
Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
DTP (difteria, tétano e coqueluche)
Hepatite A
Varicela (catapora)
Mobilização nas cidades de SC
Em Florianópolis, a ação será realizada em centros de saúde, tendas e drive-thrus instalados em diferentes pontos da cidade. No caso da atualização das cadernetas de vacinação é necessário ir aos postos de saúde, que estarão abertos no sábado das 8h às 17h. A vacina contra poliomelite serão oferecidas nos centros de saúde, em drive-thru, das 9h às 16h e também em tendas.
Em Criciúma, no Sul do estado, 44 postos de saúde estarão com salas de vacina funcionando. Os números no município são preocupantes. A meta é vacinar 10 mil crianças contra a poliomielite. Até agora, apenas mil tomaram as doses.
Em Joinville, no Norte, serão 44 unidades abertas. A distribuição de senhas vai até as 16h.
No Vale do Itajaí, Blumenau tem, além das salas de vacina, um ambulatório montado no Parque Vila Germânica. O atendimento é por ordem de chegada.
Em Chapecó, no Oeste, a meta é vacinar 14,6 mil crianças. E em Lages, na Serra, além das 19 unidades de saúde nos bairros, as doses serão aplicadas também na central de vacinação, no centro da cidade.
Cuidados na prevenção à Covid-19
Como a campanha ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus, serão tomados os seguintes cuidados para evitar o contágio da doença:
vacinas devem ser aplicadas em salas bem ventiladas e desinfetadas com frequência;
salas de vacinação devem disponibilizar álcool em gel para que população possa higienizar as mãos;
jovem que será vacinado só pode ter um acompanhante;
pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus devem adiar a vacinação até, pelo menos, três dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início dos sintomas.
Veja vídeos do NSC Notícias
Veja mais notícias do estado no G1 SC
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”