Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação acontece neste sábado (17) em Teresina; veja onde vacinar


De acordo com a FMS, além da vacinação contra a poliomielite, os profissionais de saúde vão analisar a caderneta de vacinação e aplicarão doses de outras vacinas que estiverem faltando. Dia D de vacinação contra a poliomielite tem 22 salas de imunização neste sábado (17), em Teresina.
Divulgação/Semus.
O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado (17), em Teresina. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), serão 22 salas disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais municipais espalhados por toda a capital.
O grupo prioritário da imunização contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. Os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h e também vão atender crianças e adolescentes até os 15 anos que precisem tomar doses que estejam faltando na caderneta de vacinação.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, é importante levar a caderneta de vacinação, pois ela será analisada pelo profissional de saúde no momento da vacina e, caso esteja faltando alguma dose, será feita a aplicação.
“Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, que protegem contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, HPV, entre outras. Cada uma vai ter seu esquema e vai contemplar pessoas de até 15 anos”, explicou.
Segundo o presidente da FMS, Manoel de Moura, as UBS do município vão estar preparadas para receber a população e cumprir todos os protocolos para a prevenção da Covid-19.
“Os pais podem levar seus filhos sem medo, sempre tomando o cuidado de usar máscara e manter a higienização constante das mãos. Para as crianças, o uso de máscara é obrigatório a partir dos dois anos de idade”, destacou o presidente.
Confira abaixo os locais das salas de vacina para o Dia D da campanha:
Zona Sudeste
UBS Alto da Ressurreição – Rua Alto do Piauí, 7013
UBS Mário Rocchi – Rua Alto do Piauí 7013 Gurupi
UBS Nossa Senhora da Guia – Rua Ver. Emilio Omatti, 2010, Beira Rio
UBS Usina Santana – Av principal, 6133, usina santana
UBS Renascença – Rua Dr. Pedro Teixeira 4622, Parque Itararé
Zona Sul
UBS Cristo Rei – Rua Pe Aureo De Oliveira S/N, Cristo Rei
UBS Saci – Praça Prefeito João Mendes, S/N, Saci.
UBS Angelim – Rua “B”, S/N, Angelim
UBS Porto Alegre – Q-02, Casa 05, Porto Alegre
UBS Portal Da Alegria – Quadra B, Casa 14, Portal Da Alegria
UBS Carolina Silva – Rua 11 De Junho, S/N, Loteamento João Pereira 2, Areias
UBS Bela Vista – Av. Principal, S/N, Bela Vista II
Zona Norte
UBS Monte Verde – Rua Amadeus Paulo, 3556. Monte Alegre
UBS Adelino Matos – Rua Boa Esperança S/N Vila São Francisco
UBS Nova Brasília – Rua Anísio Pires,S/N .Bairro: Nova Brasília
UBS Buenos Aires – Av. Duque De Caxias, S/N Bairro: Buenos Aires
UBS Cecy Fortes – Av. Jacob Almendra, 630. Porenquanto
Zona Leste
UBS Anita Ferraz – Rua Jandaíra S/N, Pq. Anita Ferraz, Tabajaras
UBS Santa Isabel – Av. João Antônio Leitão, 4577, Piçarreira I
UBS Santa Bárbara – Av. Dr. Nicanor Barreto, S/N – Santa Bárbara
UBS Planalto Ininga – R. Promotor Jose Meton Filho, 5041, Verde Lar
Cmei Francisca Marques – R. Telegrafista Sebastião Portela, 3143 – São João
VÍDEOS: veja as notícias mais vistas do G1 Piauí
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”