Dia de Finados: veja o horário de funcionamento dos cemitérios nas cidades da região


Araras, Matão, Rio Claro, São Carlos e São João da Boa Vista (SP) também definiram horários de abertura e fechamento no período de celebração para evitar disseminação da Covid-19. Cemitérios de São Carlos e região ficarão abertos no Dia de Finados.
Prefeitura de Araraquara/Divulgação
As Prefeituras de Araraquara, Araras, Matão, Rio Claro, São Carlos e São João da Boa Vista (SP) definiram novos horários de funcionamento para os cemitérios no final de semana e no Dia de Finados, celebrado na segunda-feira (2).
O objetivo é regular a limpeza e também as visitas ao cemitério seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.
Araraquara
O Comitê de Contingenciamento do Coronavírus publicou uma resolução autorizando e regulamentando a abertura dos cemitérios públicos e particulares de Araraquara para o Dia de Finados.
Até sexta-feira (30), os cemitérios abrem exclusivamente para limpeza e pequenos reparos nas sepulturas. Já entre sábado e segunda-feira, eles podem ser visitados, das 6h às 18h, com fechamento dos portões às 17h30.
Como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, haverá controle das entradas e saídas por meio da entrega e devolução de senhas, será obrigatório o uso de máscaras e a manutenção de distanciamento de 1,5 m entre pessoas de famílias distintas.
Além disso, entre as medidas preventivas estão a proibição de colocação de velas em cruzeiros, proibição de realização de cultos ou atividades similares que gerem aglomeração de pessoas e proibição de limpeza ou manutenção nas sepulturas entre sábado e segunda-feira.
A recomendação do Comitê de Contingência é que o tempo de visitação seja de, no máximo, 45 minutos.
Cemitérios de São Carlos e região ficarão abertos no Dia de Finados.
Prefeitura de Araras/Divulgação
Araras
O Cemitério Municipal de Araras tem horário especial para visitação até o dia 2 de novembro para evitar aglomeração no Dia de Finados. O local fica aberto das 6h às 18h, com limitação de público e seguindo protocolos de higiene para combater o novo coronavírus.
A orientação é que os moradores antecipem a visita ao local durante a semana e evitem que o movimento se concentre no fim de semana e feriado.
Na segunda-feira (2), haverá uma única missa na capela do cemitério às 8h. A celebração terá número limitado de pessoas e lugares nos bancos isolados para manter o distanciamento social. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3541-2146.
Cemitérios de São Carlos e região ficarão abertos no Dia de Finados.
Prefeitura de Matão/Divulgação
Matão
O Cemitério Municipal de Matão abre de sábado até segunda-feira, das 7h às 17h, com 40% de sua capacidade máxima.
Os visitantes devem respeitar o distanciamento de uma pessoa a cada cinco metros quadrados de área útil, com controle de acesso e uso de álcool 70% nas portarias.
O uso adequado de máscaras é obrigatório para funcionários e visitantes.
As celebrações religiosas devem ser realizadas de acordo com as orientações sanitárias já definidas para a cidade. A limpeza de túmulos está proibida, assim como a venda de bebidas alcoólicas e consumo no comércio externo de ambulante.
Cemitérios de São Carlos e região ficarão abertos no Dia de Finados.
Ronaldo Oliveira/EPTV
Rio Claro
As famílias que quiserem fazer limpeza e reparos de túmulos para o Dia de Finados no Cemitério Municipal São João Batista, em Rio Claro, tem até sexta-feira (30), das 8h às 16h.
Os serviços devem ser feitos respeitando as regras sanitárias, para evitar contaminação pelo novo coronavírus.
Não é permitida a presença de pessoas menores de 18 anos ou maiores de 60 anos e é preciso usar calçados impermeáveis e luvas de borracha durante a atividade, além de máscara de proteção durante todo o período de permanência no local, além de todas as orientações definidas na cidade.
Devido à pandemia, o cemitério não terá a tradicional programação religiosa do Dia de Finados. A diocese de Piracicaba suspendeu as missas que vinham sendo realizadas no local anualmente durante as celebrações de 2 de novembro para reduzir os riscos de contágio.
A visitação, contudo, será liberada às 7h na segunda-feira. Em todas as entradas haverá álcool em gel para que os visitantes higienizem as mãos. Será proibida a entrada sem máscara.
Os portões laterais (nas avenidas 19 e 23) e o portão do fundo (Rua 20) serão fechados às 17h. O portão principal (Rua 16) será fechado às 18h.
Cemitérios de São Carlos e região ficarão abertos no Dia de Finados.
G1/ Claudinei Junior
São Carlos
Os cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua estão liberados para visitação de sábado até quarta-feira, das 8h às 17h. Já a limpeza dos túmulos está autorizada até sexta-feira.
São 30 vagas no total e, em virtude da pandemia, os espaços e o tamanho das barracas foram padronizados, com 3×3 metros. Todos devem seguir os protocolos sanitários determinados pelo Plano São Paulo.
Outras informações sobre o cadastramento podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1318.
Cemitérios de São Carlos e região ficarão abertos no Dia de Finados.
Prefeitura de São João da Boa Vista/Divulgação
São João da Boa Vista
O cemitério municipal São João Batista ficará aberto no domingo (1º) e na segunda-feira (2), das 6h às 17h. A lavagem dos túmulos pode ser realizada até a tarde de sábado (31).
No local, funcionários da prefeitura irão disponibilizar álcool em gel ao público para a higienização das mãos. O uso de máscara será obrigatório.
O Setor de Serviços Funerários informou que não será celebrada nenhuma missa na capela do cemitério. Os atos religiosos têm previsão de acontecer em horários normais divulgados pelas devidas paróquias de São João da Boa Vista.
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara
G1
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.