Dia do Livro: 3 dicas de leitura sobre saúde mental


Dia Nacional do Livro é celebrado neste dia 29 de outubro, quinta-feira; veja dicas de leitura O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta quinta-feira, dia 29 de outubro. Vale lembrar que o Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril. A seguir selecionamos 3 dicas de leitura com livros sobre saúde mental. Em tempos de pandemia, mais do que nunca precisamos cuidar da nossa mente. Alimentação saudável, corpo saudável e mente sã. Essa é a busca.
Começamos com o livro de Eduardo Mourão Vasconcelos. Chama-se Saúde Mental e Serviço Social – O Desafio da Subjetividade e da Interdisciplinaridade. Tem boas avaliações em sites de leitura. E é destacado como referência nessa área de saúde mental.
Dia do Livro Biblioteca
Divulgação
Nossa segunda opção é um livro que encontra-se na categoria dos mais vendidos em livrarias de todo Brasil. A jornalista Daiana Garbin fala sobre o seu corpo e a sua mente. Chama-se “Fazendo as pazes com o corpo”. Vale lembrar que Daiana Garbin passou 22 anos odiando o próprio corpo. Sentia-se eternamente inadequada, desejava ser reta, seca. Tinha vergonha de si mesma e de seu descontrole diante da comida. Foi só depois de muito sofrimento que ela descobriu que a insatisfação profunda que sentia em relação ao corpo não era vaidade nem frescura: era doença.
Acesse a página da Santa Casa de Bragança
A dica número 3 é o livro de Clóvis de Barros Filho. Chama-se “Em busca de nós mesmos”. Uma pequena e agradável viagem pela história da evolução do pensamento e do conhecimento humano. O diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências) ― e instiga o leitor a chegar a suas próprias conclusões.
Dicas extras de leitura, neste Dia do Livro, são as obras Resiliência, de Christina Berndt, e também Criar filhos compassivamente: Maternagem e paternagem na perspectiva da Comunicação Não Violenta, de Marshall Rosemberg. Sobre leitura infantil, vale ficar de olho nas opções de livros infantis para o desenvolvimento das crianças. “Livros infantis são fundamentais para criarmos os leitores de amanhã”, alerta o psicólogo Fábio Soares em entrevista.
Acesse o Instagram da Santa Casa de Bragança.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.