Dia do Servidor Público: confira o que abre e o que fecha no Grande Recife


Feriado é celebrado na quarta-feira (28). Serviços e repartições públicas terão o funcionamento modificado. Imagem aérea do Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
O Dia do Servidor Público é celebrado nacionalmente na quarta-feira (28). Por causa disso, no Grande Recife, diversos serviços e repartições públicas terão o funcionamento modificado devido ao feriado. No governo do estado, o ponto é facultativo.
Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, o feriado foi transferido para a sexta-feira (30), dia em que os órgãos públicos ficam fechados.
Confira, abaixo, o que abre e o que fecha durante a celebração:
Detran e trânsito
Sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Iputinga, Zona Oeste do Recife
Reprodução/Google Street View
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco não terá expediente na sede, na Zona Oeste do Recife; nas Unidades de Táxis e Coletivos (Duat); Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans); lojas da autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão. As Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com agentes nas ruas para fiscalizar possíveis infrações.
Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), de atendimento ao idoso, aos taxistas e a quem quer recorrer das multas, ficam suspensos na quarta-feira (28). Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente, no 0800.081.1078.
A sede da autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (29) a partir das 9h e até as 12h.
Museu da Cidade do Recife
Museu da Cidade do Recife fica no Forte das Cinco Pontas
Divulgação
O Museu da Cidade, no Centro do Recife, fica aberto das 10h às 16h. Segundo a prefeitura, o local adotou protocolos para prevenção do novo coronavírus, como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Em cartaz, fica a exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte onde fica o museu a Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade.
A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita.
Meio Ambiente
O Jardim Botânico, na Zona Oeste do Recife, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não funcionam no Dia do Servidor Público. Os espaços ambientais retomam às atividades na quinta-feira (29), sendo o Jardim Botânico das 9h às 15h, e o Econúcleo, das 8h às 12h, com a ação da Semana Municipal Lixo Zero, recolhendo lixo eletrônico.
Compaz, bibliotecas e esportes
Compaz Miguel Arraes fica na Avenida Caxagá, na comunidade Sítio do Berardo, na Zona Oeste do Recife
Reprodução/TV Globo
Devido ao feriado, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela ficam fechadas e reabrem na sexta (29).
As Academias do Recife, geridas pela prefeitura, abrem normalmente na quarta-feira. Já as atividades físicas realizadas no Geraldão, na Zona Sul, e nos Compaz, não acontecerão, retornando na quinta-feira (29).
Saúde
Hospital da Mulher do Recife funciona normalmente no feriado
Andréa Rêgo Barros/Divulgação
No feriado, as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais ficam fechadas. Cinco Upinhas vão funcionar, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).
Também funcionarão os serviços de urgência das policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). O Hospital da Mulher do Recife (Curado) terá funcionamento normal.
Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, ficam abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques. Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona no feriado, das 7h às 12h, para moradores do Recife. As demais vacinas de rotina voltarão a ser disponibilizadas na quinta (29).
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones (81) 3355-7704 e 3355-7705.
Tribunal de Justiça
Sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco fica no Centro do Recife
Marina Meireles/G1
Para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o feriado ocorre na sexta-feira (30). Nesse dia, todas as unidades de 1° e 2° Graus do Judiciário estadual vão atuar em esquema de plantão. A transferência do feriado segue determinação da Presidência do TJPE.
Assistência Social e Direitos Humanos
Na quarta-feira (28), não funcionam os serviços da Assistência Social realizados nos Cras e Creas, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas).
O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.
Hospital Veterinário
Hospital Veterinário do Recife, localizado no bairro do Cordeiro
Andrea Rego Barros/PCR
O Hospital Veterinário do Recife, na Zona Oeste, funciona normalmente na quarta-feira (28). O HVR fica na Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, e funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta.
Procon
Não haverá atendimento presencial na quarta-feira (28), no Procon Recife. As audiências online agendadas ocorrem normalmente. As atividades presenciais voltam na quinta-feira (29), de acordo com agendamento realizado através do site. Reclamações podem ainda ser feitas pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.