Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em Uberlândia com oficinas, palestras e mostras gratuitas


Atividades ocorrem na cidade até dezembro e visam conscientizar sobre a importância da igualdade racial e promover a cultura afro-brasileira. Serão realizadas diversas atividades em Uberlândia
Prefeitura Municipal de Uberlândia/Divulgação
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20), é comemorado em Uberlândia com uma série de atividades que foram elaboradas pela Secretaria Municipal de Cultura e devem ocorrer até dezembro.
O objetivo da data é conscientizar sobre a importância da igualdade racial e promover a cultura afro-brasileira.
Serão feitas mostras, oficinas, roda de histórias e palestras, tudo de forma gratuita na plataforma virtual Cultura em Casa, na sessão Cultura Afro-Brasileira.
Programação
A mostra “Mulheres Negras Inspiradores” foi lançada na terça-feira (17) para homenagear mulheres negras que fizeram história. Além da plataforma, a mostra também poderá ser vista até o dia 15 de dezembro na biblioteca Municipal, na biblioteca do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Bairro Presidente Roosevelt e no Centro de Artes e Esporte Unificados Olímpio Silva “Pai Nêgo” (CEU Shoping Park).
Também será feita na Casa da Cultura uma oficina de bonecas abayomi e uma roda de histórias para o público infantil. Além disso, a presidente do Grupo de Consciência Negra de Uberlândia (Grucon) e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB-UFU), Maria Laura Pacheco, fará uma palestra.
Outra exposição ocorre no Centro Municipal de Cultura de Uberlândia. “Capoeira – A luta da liberdade” tem como propósito homenagear os capoeiristas da cidade e seus mestres. Ela é realizada no Espaço do Memorial Afro – Diretoria de Igualdade Racial, através de agendamento prévio.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.