É #FAKE foto que mostra ministros do Supremo Tribunal Federal com toga vermelha


Imagem com integrantes do STF foi manipulada para insinuar inclinação política à esquerda; capa oficial é da cor preta. Circula pelas redes sociais uma foto de ministros do Supremo Tribunal Federal de toga vermelha. É #FAKE.

G1
A legenda diz ser uma prova de que eles são de esquerda. Mas a foto é antiga e foi manipulada. A original data de 2011, e foi tirada na posse da ministra Rosa Weber no STF. Rosa aparece na imagem ladeada pelos ministros Dias Toffoli, Ayres Britto (hoje já aposentado), Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.
Na imagem falsa, todos parecem usar a capa – vestimenta especial que realça a autoridade dos juízes da mais alta corte brasileira – na cor vermelha. Só que ela foi alterada digitalmente.
A mensagem que viralizou diz: “Essa foto tem que correr todos os estados do Brasil. Isso aqui é a base de sustentação do Foro de São Paulo, inimigo do Brasil”.
Procurado pela CBN, o STF diz: “A toga dos ministros do STF é unicamente de cor preta”. A cor preta, inclusive, motiva o apelido de “capa do Batman” que a toga tem. A comparação com a foto original da posse de Rosa não deixa dúvidas sobre a adulteração da imagem.
Citado na mensagem falsa, o Foro de São Paulo é uma organização de partidos e movimentos de esquerda fundada em 1990, e que promove encontros periodicamente. Nos últimos anos, vem sendo alvo de fake news compartilhadas por pessoas alinhadas à direita.
Ministros do STF também têm sofrido com ataques virtuais e com a disseminação de mensagens falsas. Nas redes sociais, já foram chamados de “comunistas” e “defensores de bandidos”.
É #FAKE foto que mostra ministros do Supremo Tribunal Federal com toga vermelha
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Initial plugin text

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”