É #FAKE vídeo em que Maia xinga ministro Ricardo Salles


Autor de paródia inseriu áudio com tiradas adolescentes em cima de vídeo de entrevista de Maia a canal de televisão. Circula pelas redes sociais um vídeo em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de máscara, xinga o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. É #FAKE.

G1
O vídeo, que já teve quase 100 mil visualizações, é uma montagem, em tom de paródia. Embora as imagens sejam reais, a fala atribuída a Maia nunca existiu. O autor da montagem inseriu um áudio falso em que uma terceira pessoa imita a voz do presidente da Câmara.
Em outras palavras, em cima de imagens reais, o autor inseriu um áudio falso, que passa a impressão de que Maia menciona Salles e faz piadas típicas de adolescente, com rimas de teor sexual.
O autor do vídeo de paródia simula uma resposta de Maia a Salles, após, na quinta-feira (29), Maia ter sido chamado de ‘Nhonho’ pelo perfil de Salles no Twitter.
O vídeo original, utilizado como base para a montagem de paródia, foi extraído de uma entrevista de Maia ao SBT News em 4 de setembro.
O perfil @arigorseriaisso afirma ser o autor do vídeo e explica em seu perfil no Twitter que tudo não passa de uma brincadeira. “Aceite imitações, recuse fake news. Conteúdo artesanal, orgânico e oriundo de um pequeno produtor.” A conta exibe outros vídeos em que insere artificialmente áudios em vídeos com personagens da política brasileira, como João Doria e Sergio Moro.
Em mensagem ao Fato ou Fake, o autor destaca: “Eu tive o cuidado de colocar ‘como seria’, pra deixar evidente se tratar de uma paródia”. O perfil do usuário, inclusive, aparece no canto do vídeo.
É #FAKE vídeo em que Maia xinga Salles
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.