Economia da Turquia encolhe 11% no 2º trimestre com impacto de pandemia

Sobre o ano anterior, queda foi de 9,9%, depois que a pandemia de coronavírus praticamente paralisou a atividade do país. Pessoas usam máscaras para fazer compras em feira em Istambul, na Turquia.

A economia da Turquia teve queda histórica de 11% no 2º trimestre, na comparação com o primeiro trimestre, de acordo com o Instituto de Estatísticas Turco.

Sobre o ano anterior, a queda foi de 9,9%, depois que a pandemia de coronavírus praticamente paralisou a atividade do país. Foi o pior desempenho na base anual em uma década.

A economia da Turquia estava acostumada com crescimento de mais de 5% diante do boom da construção financiado por crédito externo barato. Mas uma crise cambial em 2018, pandemia de Covid-19 e nova fraqueza da lira provocaram duas fortes quedas em dois anos.

No primeiro trimestre, a economia da Turquia havia crescido 4,4% sobre o ano anterior, de acordo com leve revisão do dado inicial. A alta oi impulsionada por empréstimos pouco antes de a pandemia atingir o país em março.

O setor financeiro registrou um crescimento de 28% no segundo trimestre, enquanto os de indústria e serviços encolheram 16% e 25% respectivamente.

Pesquisa da Reuters com 14 economistas mostrou que a expectativa era de um recuo de 11,8% do PIB na base anual.

Tombo do PIB brasileiro na pandemia é menor que o de outros países da América Latina e da Europa, aponta levantamento

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”