Edital de licitação para concessão da Rota das Grutas Peter Lund à iniciativa privada deve ser lançado no fim do ano, diz governo de MG


O Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo; o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo; e o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, fazem parte da Rota. Parque Estadual do Sumidouro integra a Rota das Grutas Peter Lund
Evandro Rodney/IEF
O edital de licitação para a concessão da Rota de Grutas Peter Lund, que compreende o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo; o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo; e o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, estará pronto até o fim do ano.
A afirmação é do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As três unidades de conservação deverão ser as primeiras entre as 21 do estado a serem concedidas à iniciativa privada. Em uma delas, o Monumento Natural Peter Lund, fica uma das mais belas e visitadas cavernas de calcário do país, a Gruta do Maquiné.
Em julho, o governo de Minas Gerais chegou a publicar um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) relativo ao projeto de concessão do Parque do Ibitipoca, na Região da Zona da Mata. Ele é o mais visitado do estado, recebendo cerca de 100 mil turistas por ano. A Ponte de Pedra, a “Janela do Céu” e a Gruta dos Três Arcos são algumas de suas maiores atrações. O governo do estado afirma que o parque arrecada cerca de R$ 1,8 milhão por ano.
A Gruta de Maquiné fica no Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo
IEF/Divulgação
Porém, o governador Romeu Zema (Novo) considera o número de visitantes dos parques estaduais baixo. Nesta segunda-feira (26), em encontro com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, em Brasília, ele disse que, hoje, os locais são pouco atrativos.
“(Nós tratamos) da privatização, aliás das concessões dos parques estaduais, que são uma beleza natural e que hoje atraem poucos turistas”, falou o governador em seu perfil no twitter.
Concessão de rodovias e a exploração do nióbio também foram discutidas durante a visita.
Initial plugin text
Unidades de conservação estaduais de Minas Gerais:
Biribiri
Ibitipoca
Itacolomi
Lapa Grande
Mata do Limoeiro
Nova Baden
Pau Furado
Pico do Itambé
Rio Doce
Rio Preto
Serra das Araras
Serra do Brigadeiro
Serra do Intendente
Serra do Papagaio
Serra do Rola Moça
Serra Nova e Talhado
Serra Verde
Sumidouro
Serra da Piedade;
Peter Lund (Gruta Maquiné);
Gruta Rei do Mato
Vídeos mais vistos do G1 MG nos últimos 7 dias:
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.