Eleições 2020: Belo Horizonte tem recorde de candidatos a vereador e a prefeito; são mais de 1,5 mil

Capital tem 15 candidatos a prefeito e 1.562 a vereador. Belo Horizonte tem 1.592 candidatos nestas eleições municipais. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o número é recorde. Em relação ao último pleito, realizado em 2016, houve um aumento de 8,96%. Naquele ano, foram registradas 1.462 candidaturas.
O número de candidatos a prefeito subiu de 11 para 15 este ano, um aumento de 36%. Serão 1.562 pessoas disputando uma das 41 cadeiras da Câmara Municipal. São 38 candidatos por vaga. Em 2016, o número de candidatos a vereador era de 1.462.
O recorde de candidaturas também se reflete no Brasil como um todo. Um levantamento do G1 com base nas atas das convenções partidárias aponta que as 26 capitais do país têm, ao todo, 24.133 candidatos a vereador aprovados pelos partidos para a disputa eleitoral deste ano.
Razões para o aumento
Para Bruno Carazza, autor do livro “Dinheiro, Eleições e Poder”, esse aumento se deve, principalmente, ao fim das coligações para eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal). Esta é a primeira eleição em que tal mudança passa a valer, apesar de a emenda da reforma política que fez a alteração ter sido promulgada em 2017. Ele lembra, porém, que as coligações ainda são permitidas nas eleições majoritárias (prefeito, presidente, governador e senador).
“Os partidos vão ter que lançar muita gente para tentar ganhar o maior número de votos possível e tentar emplacar alguém na Câmara Municipal. Isso acabou gerando uma pulverização de candidaturas, e cada partido tende a ter um incentivo de lançar muitos candidatos porque assim tem mais chances de conseguir os votos para o quociente eleitoral”, diz o professor do Ibmec e da Fundação Dom Cabral.
O quociente eleitoral define quantos votos cada partido precisa alcançar para conseguir uma cadeira no Legislativo (exceto no Senado, que faz parte da eleição majoritária). Para chegar a esse número, a Justiça Eleitoral calcula o total de votos válidos (excluindo votos brancos e nulos) e verifica o número de vagas em disputa. Se forem 100 mil votos e dez cadeiras, por exemplo, o quociente eleitoral é 10 mil.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”