Eleições 2020: Candidatos a prefeito de Goiânia falam sobre propostas para desafogar o trânsito


Alysson Lima (Solidariedade), Adriana Accorsi (PT), Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) falaram sobre os congestionamentos na capital, e as propostas apresentadas versam, basicamente, em melhorar o transporte público e finalizar as obras do BRT. Confira a agenda dos candididatos à prefeitura de Goiânia
Um dos desafios para a gestão do próximo prefeito de Goiânia é melhorar o trânsito. A capital tem mais de 1 milhão e 248 mil veículos; quase um carro por habitante. Além da quantidade de veículos, em vários pontos há pouco espaço para a circulação, que gera disputa por espaço com ônibus e deixa o trânsito lento.
A TV Anhanguera e o G1 questionaram aos candidatos, que estão entre a a primeira e a quarta colocações na última pesquisa Ibope de intenção de voto, o que vão fazer, caso saiam vitoriosos nas urnas, para resolver esse problema no trânsito.
Alysson Lima (Solidariedade)
Candidato Alysson Lima Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Alysson Lima do Solidariedade participou de um encontro com empresários da Região Comercial da 44. Um palco foi montado num shopping do Setor Norte Ferroviário. A sabatina foi transmitida ao vivo pela internet.
O candidato participou de um programa de rádio a tarde e fez carreata pela região Noroeste. Alysson Lima também falou das propostas que tem pra melhorar o transito em Goiânia.
“Em relação ao transporte coletivo, propomos antecipar a renovação da licitação que vence e 2027, intensificar os corredores de ônibus, implementar ciclovias, ciclo faixas e ciclo rotas. Melhorar a engenharia de trânsito. A SMT funciona hoje com uma central operacional com botoeiras manuais ainda, para operacionalizar todo o trânsito da capital”, comenta o candidato.
Adriana Accorsi (PT)
Adriana Accorsi PT Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
A candidata do PT, Adriana Accorsi, se preparou cedo para o programa eleitoral. Escolheu a Região da 44, onde gravou sobre as propostas de governo. Durante as filmagens, foi cumprimentada por simpatizantes.
Entre as propostas da candidata estão ações para melhorar melhorar a mobilidade em Goiânia. Hoje a capital tem mais de um 1,2 milhão veículos.
“Acredito que temos que melhorar o transporte público com mais ônibus de qualidade e terminar a obra do BRT que será uma grande contribuição para o transporte. Aí sim nós podemos planejar uma outra obra. Uma proposta é investir no ciclismo como um modal de transporte na cidade”, propõe Accorsi.
Maguito Vilela (MDB)
Maguito Vilela MDB Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Maguito Vilela, do MDB, teve um encontro com representantes do setor imobiliário e apresentou uma das propostas do planos de governo: a construção de casas populares para pessoas de baixa renda.
A reportagem também perguntou ao candidato quais propostas ele tem para o trânsito. A prioridade, segundo ele, são obras, além de transferir a BR-153 do trecho urbano de Goiânia para outro local.
“Colocar um desvio na BR, desde a Polícia Rodoviária Federal, indo pela periferia até o posto que divide Aparecida de Goiânia e Hidrolândia. Já desafoga um pouco o trânsito. Terminar a Leste-Oeste e o BRT. E também fazer muitas pontes ao longo da cidade”, Explica Vilela.
Vanderlan Cardoso (PSD)
Vanderlan Cardoso PSD Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Vanderlan Cardoso, do PSD, participou de uma reunião virtual com entidades que representam trabalhadores da área da saúde. O candidato recebeu reivindicações da categoria e apresentou propostas.
Outro tema sensível na vida do goianiense é o trânsito. Há muitos pontos de engarrafamento na cidade. Vanderlan diz que vai levar serviços e gerar empregos na periferia para desafogar algumas regiões.
“Os projetos principais que nós temos para resolver a questão do trânsito são os polos de desenvolvimento. A partir do momento que tivermos os polos e firmar as pessoas trabalhando na própria região, vamos diminuir de 25 a 30% o número de pessoas que saem dessas regiões para trabalhar em outros lugares”, pondera Cardoso.
VÍDEOS: Eleições 2020 em Goiás
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”