Eleições 2020: plano de governo dos candidatos a prefeito de Belém


Confira os principais pontos e a íntegra das propostas dos candidatos. O G1 resume os principais pontos e a íntegra das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Belém nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Cássio Andrade (PSB)
Cássio Andrade, candidato à Prefeitura de Belém pelo PSB.
Cristino Martins / O Liberal
Número de páginas: 22
Resumo: As propostas do programa do candidato estão divididas em quatro eixos: pessoas, cidade, economia/gestão e futuro de Belém. Entre as promessas para a educação estão a inclusão da temática do empreendedorismo e educação financeira nas escolas municipais e a implantação de escolas bilíngues. O programa promete criar um centro de referência para saúde do homem, além de realizar mutirões de cirurgias eletivas de média complexidade.
Cássio Andrade ainda fala em criação de um parque gastronômico popular, implantação de uma caravana de cultura pelos bairros, para fomento itinerante. O programa também prevê reestruturação do entorno da orla de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além a da abertura da orla de Belém, em parceria com a iniciativa privada. O documento também lista a conclusão do BRT, a ampliação de ciclovias e ciclofaixas, a criação de uma secretaria de segurança municipal, a implantação do “Samu Animal” e a climatização da frota de transporte publico da capital.
Veja a íntegra do plano de governo de Cássio Andrade
Cleber Rabelo (PSTU)
Cleber Rabelo é candidato a Prefeitura de Belém pelo PSTU.
Cristino Martins/O Liberal
Número de páginas: 06
Resumo: O programa do candidato do PSTU planeja a construção de redes de esgoto e coleta de tratamento das redes, além do aterramento de quintais alagados. Também é listada a construção de moradias populares nos bairros periféricos.Na educação, a construção de creches para aumentar o número de vagas da rede pública, bem como a reforma e construção de escolas. Para o transporte público, o plano é garantir ar-condicionado nos ônibus e passe livre para estudantes e desempregados.
Cleber Rabelo ainda defende a isenção do pagamento do IPTU para famílias mais carentes, com a taxação dos mais ricos para compensar a arrecadação. O programa promete investir em assistência técnica aos trabalhadores da agricultura familiar em Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro e nas Ilhas doombu. O programa também prevê a criação dos conselhos populares para tomada de decisões sobre saúde, educação, segurança e saneamento.
Veja a íntegra do plano de governo de Cleber Rabelo
Delegado Federal Eguchi (Patriota)
Delegado Federal Eguchi é o candidato do Patriota para a Prefeitura de Belém.
Elivaldo Pamplona/O Liberal
Número de páginas: 34
Resumo: O programa do candidato começa estabelecendo estratégias de combate a corrupção, com divulgação de informações por meio de plataformas eletrônicas e promoção de treinamentos. Entre as propostas também há implantação de planos para elevar Belém ao conceito de “cidade inteligente”. No saneamento básico, o candidato prevê a ampliação de domicílios atendidos pela rede de abastecimento de água.
Delegado Eguchi pretende promover parcerias público-privadas para substituir os aterros sanitários pelas usinas de biodigestores para gerar energia através de esgoto e lixo. O programa ainda prevê a construção de elevados na capital e a implantação do Projeto Municipal de Escolas Cívico-Militares. Também está no programa a criação da telemedicina permanente.
Veja a íntegra do plano de governo do Delegado Federal Eguchi
Dr. Jerônimo (PMB)
Dr. Jerônimo é candidato do PMB para a Prefeirura de Belém.
Thiago Gomes/O Liberal
Número de páginas: 10
Resumo: O plano de governo do candidato prevê ações de urbanização na periferia de Belém, com construção de unidades habitacionais, quadras poliesportivas, praças e escolas. O candidato promete desativar “araras” em avenidas como a Nazaré, além de permitir o uso da pista do BRT para taxistas e motoristas de aplicativos credenciados. Também é parte do programa o oferecimento de internet gratuita em praças e parque ambientais.
Dr. Jerônimo também afirma em seu programa que vai construir e reformar escolas e postos de saúde da zona rural e das ilha. O candidato também pretende regularizar um fundo municipal da cultura e ampliar a realização de eventos esportivos nos bairros da cidade.Na saúde, o médico quer credenciar clínicas populares para aliviar a demanda dos postos de saúde, além de criar novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Veja a íntegra do plano de governo do Dr. Jerônimo
Edmilson Rodrigues (PSOL)
Edmilson Rodrigues (PSOL) é candidato a Prefeitura de Belém
Thiago Gomes/O Liberal
Número de páginas: 25
Resumo: O plano de governo do candidato é dividido em eixos estratégicos. O primeiro é gestão democrática e participativa, incluindo criação de plataforma para colaboração ampla; políticas urbanas e ambientais, tratando de acesso à moradia, atendimento de famílias chefiadas por mulheres, modernização da política de habitação social, além da preservação do patrimônio da cidade, saneamento descentralizado e gestão democrática do trânsito.
Outro eixo é a economia criativa, que entre os projetos estão corredores inteligentes para estimular geração de emprego e renda. No eixo de políticas sociais e direitos, o plano cita implantação da rede de telemedicina, criação da primeira maternidade municipal e o projeto Padre Bruno Secchi para serviços socioassistenciais. O eixo cidadania cultural e comunicação fala da política de financiamento da cultura e implantação do sistema municipal de cultura.
Veja a íntegra do plano de governo de Edmilson Rodrigues
Guilherme Lessa (PTC)
Guilherme Lessa, candidato à Prefeitura de Belém pelo PTC.
Reprodução / TV Liberal
Número de páginas: 27
Resumo: O plano de governo fala da abertura de vinte avenidas estratégicas em bairros de Belém, construção de ponte entre Mosqueiro e Outeiro e de oito praças de integração multiuso e fechamento de praças após às 00h, disponibilizar energia elétrica e internet às ilhas e praças públicas. Lessa também se propõe a construir dois hospitais de urgência e emergência, um hospital oncológico e geriátrico e um hospital infantil.
Lessa pretende conveniar centros terapêuticos para tratamento de dependentes químicos e criar um centro integrado de saúde e assistência para pessoa com deficiência. O candidato também pretende incluir aulas de música no currículo escolar, criar a escola pública de idiomas, além de eliminar taxas aos taxistas e instalar lixeiras subterrâneas.
Veja a íntegra do plano de governo de Guilherme Lessa
Gustavo Sefer (PSD)
Gustavo Sefer é candiado à Prefeitura de Belém pelo PSD.
Elivaldo Pamplona
Número de páginas: 14
Resumo: A plataforma de governo municipal de Sefer se apoia basicamente na tentativa de zerar as filas da busca por atendimentos na saúde básica da cidade e a criação de um programa de planejamento familiar voluntário. Para a mobilidade urbana, o candidato apoia a construção de um metroviário e melhorar o transporte fluvial e a acessibilidade na cidade.
Na educação o destaque está para a valorização salarial dos professores e ampliar para 100 o número de escolas de tempo integral. Gustavo Sefer pretende congelar o IPTU.
Veja a íntegra do plano de governo de Gustavo Sefer
Jair Lopes (PCO)
Jair Lopes é candidato do PCO à Prefeitura de Belém
Reprodução/TSE
Número de páginas: 37
Resumo: O plano de governo do candidato fala, em resumo, de uma aliança operária e estudantil contra ataques aos trabalhadores e à juventude, e de um governo dos trabalhadores da cidade e do campo. Lopes defende o fim do estudo pago, estatizando a rede de ensino, e acabando com as escolas militares.
O plano de Lopes também defende a dissolução do aparato repressivo e a legalização das drogas.
Veja a íntegra do plano de governo de Jair Lopes
Mario Couto (PRTB)
Mario Couto é candidato pelo PRTB à Prefeitura de Belém
Moreira Moriz/Ag. Senado
Número de páginas: 14
Resumo: No campo da educação, Mário Couto pretende implementar a educação acolhedora, com a fomentação de clubes de ciência, matemática, teatro e outros, além de fortalecer a Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e construir mais escolas.
A plataforma de governo também visa revisar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a Política Municipal de Saneamento, valorizar o patrimônio arquitetônico municipal, construir em todos os bairros o departamento da Guarda Municipal, implementar o Programa Médico em Casa e o Saúde Itinerante, além de ampliar a rede de unidades de saúde.
Veja a íntegra do plano de governo de Mario Couto
Priante (MDB)
Priante é candidato do DEM à Prefeitura de Belém
Cristino Martins/O Liberal
Número de páginas: 32
Resumo: O candidato José Priante tem como proposta no seu plano de governo a ampliação de vagas em creches e pré-escolas no município, além de escolas tempo integral como prioridade para as regiões de maior fragilidade socioeconômica. Para a administração pública, o candidato espera reforçar os instrumentos de controle interno para prevenir e combater práticas danosas ao interesse público e alinhar todos os programas e projetos às plataformas de gestão municipais e do governo federal para melhorar a captação de recursos nacionais e internacionais.
Para a economia local, Priante pretende fortalecer parcerias com o sistema S para capacitação de empreendedores e implantar e regulamentar a Lei Geral Municipal das Micros e Pequenas Empresas. Aumentar o efetivo policial e emparelhamento da Guarda Municipal fortalecer a segurança nos bairros da capital. E, por último, construir unidades básicas de saúde, instituir o atendimento de urgência 24 horas em todos os distritos administrativos e reduzir a mortalidade infantil.
Veja a íntegra do plano de governo de Priante
Thiago Araújo (Cidadania)
Thiago Araújo, candidato do Cidadania à Prefeitura de Belém.
Balthazar Costa
Número de páginas: 73
Resumo: A plataforma de governo do candidato mira na criação do programa Renda Belém, para beneficiar mais de quatro mil famílias com benefício mensal de R$ 300 para o estímulo ao empreendedorismo e retorno ao mercado de trabalho.
Para recuperação fiscal do município, o candidato pretende realizar uma reestruturação administrativa e diminuição dos gastos públicos e fortalecer a parceria público-privado, além da elaboração do plano de metas pra o município. Na educação, ampliar a rede de creches e escolas e melhorar a condição de trabalho dos professores. Por fim, a plataforma de governo quer priorizar a atenção primária à saúde com universalidade, equidade e integralidade para o sistema.
Veja a íntegra do plano de governo de Thiago Araújo
Vavá Martins (Republicanos)
Vavá Martins é candidato à Prefeitura de Belém pelo Republicanos
Pablo Valadares/Ag. Camara
Número de páginas: 15
Resumo: O plano de governo do candidato consiste na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos no campo ambiental, social, educação e segurança. Na área de urbanização, ambiental e sustentabilidade, o candidato pretende implementar uma política de crédito de carbono, redução dos poluentes no ar, e também direcionar os investimentos gerados a projetos ambientais e de urbanização.
Na segurança, Vavá Martins pretende unificar a Guarda Municipal e a Defesa Civil em uma única secretaria de segurança. Na saúde, a plataforma de governo visa agilizar a marcação de consultas e exames utilizando aplicativos interativos e fortalecer e estruturar as UPAS, além de ampliar a rede de saneamento básico da cidade. Por fim, na educação, ampliar o acesso de crianças às escolas de tempo integral e creches.
Veja a íntegra do plano de governo de Vavá Martins
Confira a página especial das Eleições 2020 no Pará
FUNCIONA ASSIM: entenda tudo sobre eleições
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”