Eleições 2020: plano de governo dos candidatos a prefeito de Florianópolis


Postulantes à prefeitura da capital catarinense apresentaram propostas para áreas da saúde, educação, segurança pública, transporte, entre outras. Conheça os candidatos confirmados à prefeitura da capital
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos 10 candidatos à Prefeitura de Florianópolis nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Alexander Brasil (PRTB)
O plano de governo do candidato ainda não está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Angela Amin (PP)
PP oficializa candidatura de Angela Amin à Prefeitura de Florianópolis
NSC TV/Reprodução
Número de páginas: 40 páginas
Resumo: No plano de governo da candidata, intitulado “Florianópolis: uma Cidade +Humana e solidária, +Criativa, +Inteligente e +Sustentável, cercada de Tecnologia por todos os lados”, constam 11 diretrizes estratégicas que vão embasar os projetos de ação construídos ao longo da campanha. Angela Amin propõe instituir uma política de educação digital, desburocratizar e simplificar os processos de abertura de empresas e criar condições de incentivos ao empreendedorismo. A candidata defende o uso de tecnologia também na área da saúde, como o tele atendimento, e a implantação de protocolos de atendimento unificado na administração pública digital. Outra proposta defendida é a mudança das velocidades dos veículos nas ruas e estradas das cidades. O documento prevê a criação de um Plano Municipal de Segurança Urbana e propõe um planejamento ambiental que sirva de base ao plano diretor da cidade e seja considerado em projetos públicos e privados relacionados ao uso do espaço físico territorial local. Angela também promete implementar uma política pública habitacional que inclui a construção de novas unidades habitacionais. A candidata propõem ainda “dar um basta definitivo” nas ocupações consideradas ilegais nas áreas de preservação da cidade, mas promete garantir a regularização às famílias que já vivem em áreas consolidadas.
Veja a íntegra do plano de governo
Dr. Ricardo (Solidariedade)
Solidariedade oficializa candidatura de Ricardo Camargo Vieira à Prefeitura de Florianópolis
NSC TV/Reprodução
Número de páginas: 35
Resumo: Em seu plano de governo, Dr. Ricardo defende a redução do número de secretarias municipais para sete e também do número de cargos comissionados. Propõe ainda programas de qualidade e gerenciamento de metas aos servidores, a ampliação da rede de ciclovias e uma nova licitação para o transporte coletivo. O documento de governo prevê a criação de um “Sistema de Educação Inteligente”, com o uso de tecnologia nas escolas, atividades para os estudantes no contraturno e promete ampliar a acessibilidade aos portadores de deficiência em todas as unidades de ensino. O candidato pretende implementar grupos de alfabetização de adultos em todos os bairros e firmar convênios com as universidades para programas de estágio destinados aos estudantes. Dr. Ricardo promete ainda implementar processos digitais na área da saúde e Prontos Atendimentos 24 horas, nos bairros Norte, Sul Leste e sudeste da ilha. O documento prevê também incentivos aos pequenos e microempresários, além da criação de startups para atuar no desenvolvimento da infraestrutura digital da cidade. Também propõe a instalação de “Centros de Cultura da Economia Solidária” nos bairros e a criação de centros de convivências para idosos.
Veja a íntegra do plano de governo
Gabriela Santetti (PSTU)
PSTU oficializa candidatura de Gabriela Santetti à Prefeitura de Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Número de páginas: 7
Resumo: Entre as propostas de Gabriela, está a criação de conselhos populares para elaboração de políticas pública, a abertura de concursos públicos para área da saúde e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução de salários. A candidata propõe empréstimos a juros zero para custeio da folha de pagamento das empresas até 20 trabalhadores e contratação dos trabalhadores de aplicativos pelas empresas com direitos trabalhistas assegurados. O plano de governo inclui a manutenção do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia com complementação pela prefeitura, a isenção de tarifas de água, luz e gás para desempregados e abertura de restaurantes populares em todos os bairros com refeições a R$ 1. Gabriela defende a suspensão de despejos e reintegrações de posse, a regularização das ocupações e a desapropriação de imóveis e terras desocupados para criação de moradias populares. A candidata defende a criação de uma biblioteca pública por bairro. O plano de governo prevê ainda a implantação de vale merenda contínuo durante a pandemia, passe livre para estudantes e desempregados e transporte marítimo público, isenção de imposto aos mais pobre e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) progressivo.
Veja a íntegra do plano de governo
Gean (DEM)
DEM oficializa candidatura de Gean Loureiro à Prefeitura de Florianópolis
NSC TV/Reprodução
Número de páginas: 11
Resumo: Gean propõe aprimorar o programa Alô Saúde, implementar modelo de atenção à saúde de crianças e adolescentes e fiscalização de maus-tratos contra animais. Diz ainda que vai aprimorar o uso das ferramentas tecnológicas nas escolas, construir junto aos Conselhos um plano de segurança com metas de curto, médio e longo prazos, unificar o cadastro dos beneficiários dos programas dos serviços sócio assistenciais e implantar um restaurante popular de baixo custo. O candidato diz ainda que vai instituir um Plano Municipal de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo e criar uma Rede Única de Serviços voltados para as mulheres. O plano prevê o fortalecimento das vocações econômicas de cada região da Ilha, eventos itinerantes em espaços de lazer de áreas carentes e captação de eventos nacionais e internacionais. Gean propõe integrar a rede de transporte municipal e metropolitana, ampliar o sistema viário para pedestres e diz que vai exigir a expansão da oferta de serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água.
Veja a íntegra do plano de governo
Helio Bairros (Patriota)
Patriota oficializa candidatura de Helio Bairros à Prefeitura de Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Número de páginas: 49
Resumo: Em seu plano de governo, Helio Bairros propõe a diversificação dos modais de transporte e implantação de um sistema troncal onde possa ser possível o transporte de passageiros em alta velocidade por meio subterrâneo ou elevado. Prevê ainda a análise do plano diretor de Florianópolis para uma política de regularização com proteção ao meio ambiente. Diz que vai incentivar o empreendedorismo e ampliar o Programa Floripa Empreendedora e incentivo para o início do desenvolvimento industrial na cidade. O candidato propõe agendamento on-line de consultas e exames na área da saúde e prevenção no tratamento de doenças crônicas. O candidato promete ainda a criação de política de incentivo ao turismo com valorização da cultura local para bares, oferecendo benefícios fiscais àqueles que manterem a cultura local em suas fachadas. Helio Bairros defende a ampliação de escolas no modelo Cívico Militar e ampliação do Centro de Referência para Proteção Animal.
Veja a íntegra do plano de governo
Jair Fernandes (PCO)
PCO oficializa candidatura de Jair Fernandes à Prefeitura de Florianópolis
NSC TV/Reprodução
Número de páginas: 37
Resumo: O candidato não informou as propostas à Justiça Eleitoral.
Veja a íntegra do plano de governo
Orlando (Novo)
Partido Novo oficializa candidatura de Orlando Silva à Prefeitura de Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Número de páginas: 33
Resumo: O plano de governo de Orlando prevê um modelo de gestão escolar por meio de Organização Social (OS) que vai escolher a metodologia de ensino, estimular a competição entre as escolas da rede municipal e definir critérios de avaliação sociocognitivos para as diferentes idades da primeira infância. Entre as propostas, também está uma mudança do Plano Diretor para permitir maior verticalização na cidade, facilitar a aprovação de loteamentos, condomínios e desmembramentos e revisão do modelo de Unidade de Conservação (UC). O candidato pretende tornar o ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e elaboração, em conjunto com o Legislativo municipal, leis e normativas que estabeleçam garantias à livre iniciativa e prevê ainda a ampliação do uso da Telemedicina na saúde para diagnósticos.
Veja a íntegra do plano de governo
Pedrão (PL)
PL oficializa candidatura de Pedro Silvestre à Prefeitura de Florianópolis
NSC TV/Reprodução
Número de páginas: 58
Resumo: No plano de governo, o candidato Pedrão promete implementar estratégias tecnológicas, como georreferenciamento, aplicativos, telemedicina e inteligência artificial no sistema de saúde. Ele também diz que pretende reduzir o tempo de emissão de alvará sanitário, autorização sanitária e análise de projeto básico de Arquitetura e usar drones para monitorar as atividades de vigilância em saúde. Pedrão diz que vai criar o Centro de Referência em Cidadania para LGBTs, Mulheres, Pessoas com Deficiência, vítimas de violência ou em situação de risco, com suporte jurídico, atendimento psicológico e assistencial e a criação de um novo protocolo de abordagem à população em situação de rua. O plano prevê a criação de um restaurante popular e do Programa Mesa Floripa, salas de recursos multifuncionais nas escolas e ampliação das atividades do contraturno para o ensino fundamental. Pedrão diz que vai garantir o pagamento integral do bolsa atleta, instituir a Lei de Incentivo ao Esporte para fomentar o investimento público e privado na área de esportes de alto rendimento e criar o sistema de Museus de Florianópolis com o apoio das universidades.
Veja a íntegra do plano de governo
Professor Elson (Psol)
PSOL oficializa candidatura de Elson Pereira à Prefeitura de Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Número de páginas: 17
Resumo: O plano de governo do Professor Elson prevê a implementação gradual da educação integral nas escolas do ensino Fundamental, garantia do financiamento público em educação com vista à observância das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) 2014 -2024 para educação infantil, ensino fundamental, EJA, formação docente e plano de carreira e eleições democráticas e nomeação de diretores das escolas municipais. O candidato também promete fortalecer e ampliar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e a chamada imediata dos profissionais concursados, além de promover a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) como contribuição para o enfrentamento do agravamento da fome. O Professor Elson também defende a integração entre a Prefeitura e a Polícia Militar para mediar e evitar situações de violência institucional, além de fiscalizar a ação policial para impedir abusos e violências contra a população e valorizar carreira e a vida dos trabalhadores da segurança pública. O plano de governo também prevê a implantação da Patrulha Municipal Maria da Penha, com visitas residenciais às mulheres em situação de violência doméstica. O Professor Elson também diz que vai combater a sonegação, implementar uma Política Habitacional e criar o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana para financiar as iniciativas de melhoria da mobilidade.
Veja a íntegra do plano de governo
Patrimônio dos candidatos à prefeitura de Florianópolis varia entre zero e R$ 4,9 milhões
Veja os vídeos da série Funciona Assim:
Veja mais notícias do estado no G1 SC
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”