Em meio a pandemia, Xanxerê libera atividades no Centro de Convivência do Idoso

A retomada das atividades no Centro de Convivência de Idosos de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, foi autorizada nesta quarta-feira (14). A liberação foi assinada pelo prefeito do município Avelino Menegolla. O decreto estabelece as diretrizes para o retorno de serviços sociais de atendimento aos idosos.

Atividades devem ser retomadas gradativamente nesta segunda-feira (19) – Foto: Reprodução/Internet

As atividades serão retomadas de forma gradual a partir da próxima segunda-feira (19) com atividades individuais. Poderão ser realizados atendimentos psicológicos e de fisioterapia. O decreto também autoriza a prática de exercícios físicos, como ginástica ou práticas funcionais, duas vezes por semana, desenvolvidos com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer. Além disso, serão ofertadas atividades como artesanato e jogo de bocha duas vezes por semana.

As atividades individuais devem ser previamente agendadas com a coordenação do Centro de Convivência de Idosos e não será permitido o ingresso e/ou permanência de pessoas estranhas ao serviço.

Outros serviços

Os técnicos de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) poderão desenvolver plano de atendimento para propiciar às famílias, com demandas mais urgentes e com danos psicossociais mais latentes, a oferta de Oficinas Familiares.

As oficinas devem ser com pequenos grupos em locais amplos garantindo o processo de reaproximação do CRAS com a comunidade, de forma segura e com objetivo de minimizar os danos do isolamento social.

De acordo com a orientação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos permanece suspenso.

Igrejas

O novo decreto também autoriza o ingresso de idosos em igrejas e templos religiosos para participação em missas, cultos e outras solenidades. Para isso, devem ser respeitadas as regras de prevenção e capacidade de lotação estabelecidas pela Portaria SES nº 254, de 20/04/2020 alterada pela Portaria SES nº 736, de 23/09/2020.

A autorização prevista no nº 253/2020 poderá ser revogada a qualquer tempo diante da evolução da pandemia e seu impacto na rede de atenção à saúde.

Covid-19

O município de Xanxerê conta com 2.246 casos confirmados da Covid-19, dos quais 2.190 são considerados recuperados. São 24 casos ativos da doença e 32 mortes registradas. Apenas três pacientes seguem em internação hospitalar.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.