Entenda como será a volta às aulas presenciais nos colégios de Blumenau

Após sete meses de portas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, as escolas de Blumenau devem começar a receber estudantes a partir da próxima semana. O Plano Municipal de Contingência da Covid-19, exclusivo para a volta às aulas presenciais, foi apresentado nesta sexta-feira (16) às unidades de ensino públicas e privadas da cidade.

Escolas de Blumenau estão fechadas desde março por causa da pandemia – Foto: Moisés Stuker/NDTV

O documento estabelece regras sanitárias a serem seguidas no momento da retomada das atividades. Algumas, por exemplo, são: distanciamento de 1,5 metro entre os alunos, uso obrigatório de máscara, recreios escalonados para não ter aglomeração, alimentação oferecida de forma individual, desativação de espaços de uso coletivo, lavagem das mãos com maior frequência e aferir a temperatura antes da aula.

Cada unidade que deseja reabrir terá de apresentar um Termo de Ciência e Responsabilidade. Após entrega e validação pelo Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais, a volta é liberada. A apresentação do plano de contingência específico por unidade ficará para um segundo momento, o que não ainda tem data definida para ocorrer.

Como o retorno às salas de aula é uma decisão das famílias, aquelas  que optarem por levar os filhos aos colégios devem assinar um termo de ciência quanto aos risco de contágio da Covid-19. Precisam também se responsabilizar pelo cumprimento das regras sanitárias por parte do aluno e informar casos suspeitos ou confirmados da doença na família.

Diferente da retomada do transporte coletivo, quando motoristas e cobradores foram testados, os professores que assumirem as aulas presenciais não passarão por exame. Isso porque nem o plano de contingência do governo do Estado e nem o de Blumenau torna obrigatória a realização da testagem.

Integrantes do Comitê Municipal apresentaram plano às escolas nesta sexta (16) – Foto: Eraldo Schnaider/PMB

Municipal (escolas de responsabilidade da prefeitura)

A prefeitura informou que as aulas presenciais na rede municipal serão retomadas no dia 26 de outubro. A decisão pela volta ou não da criança aos bancos escolares será uma decisão dos pais. Logo, podem optar por seguir com as atividades totalmente remotas – seja online ou com material impresso – até o fim de 2020.

O retorno, aos que desejarem, será gradual e intervalado, conforme o número de famílias que confirmarem a volta do estudante. Assim, no dia 26 iniciam alunos da educação de jovens e adultos, dos nonos e quintos anos do ensino fundamental, além do pré-escolar do primeiro grupo de alunos.

Em 3 de novembro, os alunos que iniciaram as aulas na semana anterior farão apenas atividades remotas, em casa. Enquanto os alunos do próximo grupo voltam às atividades presenciais, nas escolas. Conforme a Secretaria de Educação, a logística para essa retomada ainda não foi definida.

As aulas terão duração de quatro horas por dia. De acordo com a prefeitura, o professor que está comandando as disciplinas de forma online poderá decidir se deseja voltar à escola. Ele também terá a opção de fazer ampliação de jornada, caso opte por assumir também aulas presenciais.

Por conta da possibilidade de o professor se manter trabalhando de forma remota, a Secretaria de Educação vai abrir contratação de profissionais temporários para assumir o trabalho em sala. A data de abertura de lançamento do edital para seleção dos chamados ACTs ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Alunos da rede municipal de Blumenau podem optar por seguir com ensino remoto – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Estadual (escolas de responsabilidade do governo do Estado)

A reabertura das escolas estaduais em Blumenau está liberada a partir de segunda-feira (19), desde que o colégio tenha autorização por parte do Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais. Não serão oferecidas aulas regulares, e sim um apoio pedagógico inicialmente aos alunos do terceiro ano do ensino médio.

A prioridade será para aqueles estudantes com dificuldade de aprendizagem e aos que não conseguem fazer as atividades remotamente. A direção das escolas fará o contato com as famílias desses estudantes assim que houver data definida para reabertura. Entretanto, no Estado as aulas de maneira remota seguem obrigatórias a todos os alunos.

O governo do estado abriu edital para contratação de professores temporários interessados em trabalhar nas escolas de forma presencial. O educador que está atuando de forma remota que tiver interesse em voltar às salas de aula também pode manifestar interesse e, até mesmo, pedir ampliação da carga horária para conciliar o ensino nas duas modalidades.

Particulares (unidades privadas)

As escolas particulares de Blumenau podem reabrir assim que a declaração de ciência quanto ao plano de contingência municipal for homologada pelo Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais. Elas precisam seguir todas as regras sanitárias já estabelecidas e estão sujeitas à fiscalização.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”