Equipes da saúde recadastram moradores durante o feriado prolongado em Piracicaba


Visitas acontecem das 8h às 14h, nos bairros Parque Piracicaba, Santa Teresinha, Jardim Esplanada, Vila Independência, Algodoal e Paulicéia. UPA Piracicamirim, em Piracicaba
Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba
Equipes dos Centros de Saúde de Piracicaba (SP) estão nas ruas neste sábado (31), domingo (1º) e segunda-feira (2) para recadastrar moradores da cidade que dependem do sistema público de saúde.
As visitas acontecem das 8h às 14h, nos bairros Parque Piracicaba, Santa Teresinha, Jardim Esplanada, Vila Independência, Algodoal e Paulicéia.
Segundo a prefeitura, é importante a população participar porque o repasse financeiro do governo federal para o município está relacionado ao número atualizado de habitantes no sistema do Ministério da Saúde.
Todos os profissionais estão identificados. Mais de 80 mil pessoas ainda precisam fazer o recadastramento até dezembro.
A meta é que todos os moradores das áreas de abrangência das 20 unidades existentes (11 Unidades Básicas de Saúde – UBSs – e nove Centro de Referência em Atenção Básica – Crabs) estejam devidamente identificados e cadastrados até dezembro deste ano.
Só em áreas de Unidades de Saúde da Família (USFs) foram cadastradas 180 mil pessoas, batendo a meta. De Crabs e UBS foram 21.300 cadastradas, mas faltam ainda 81.500 pessoas.
O trabalho está sendo desenvolvido sempre aos finais de semana (sábados e domingos), das 8h às 14 horas, com apoio de carro de som, para alertar a população sobre a importância do recadastramento e a necessidade de cada família receber os profissionais.
Além da equipe técnica de cada unidade, também participam do processo Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
As famílias também podem procurar o posto de saúde a que pertencem (Crab ou UBS) para efetuar o recadastramento no local, levando comprovante de residência, CPF, RG, Cartão do Posto e Cartão SUS.
Quando os profissionais não encontram ninguém em casa durante as visitas, eles deixam esse aviso, para que compareçam às unidades de saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.