ES lança portal que reúne dados de pessoas desaparecidas


Ferramenta é alimentada automaticamente após o registro da ocorrência de desaparecimento na polícia e deve ajudar a elucidar os casos. Polícia do ES faz site para ajudar famílias a encontrarem parentes desaparecidos
O Governo do Espírito Santo lançou nesta terça-feira (27) um portal que reúne informações sobre pessoas desaparecidas no Estado. A ferramenta é alimentada automaticamente após o registro da ocorrência de desaparecimento na polícia.
O site está acessível no link https://disquedenuncia181.es.gov.br/desaparecidos e vai contar com as informações completas das vítimas, como a imagem da pessoa, qualificação, local do desaparecimento, idade atual e número do boletim de ocorrência relacionado ao fato, que poderá ser feito de maneira on-line. Também é possível acessar uma lista de criminosos procurados.
Portal mostra nomes de desaparecidos no ES
Reprodução
Criado pela Gerência do Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Portal de Pessoas Desaparecidas é uma ação dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que visa à redução da violência no Espírito Santo.
Uma API (Application Programming Interface), que foi criada e integrada com o sistema de registro de ocorrências policiais, é o permitirá que os dados sejam exibidos automaticamente no site, sem necessidade de nenhuma ação humana.
“A grande inovação, além de o Disque Denúncia emprestar toda a credibilidade conquistada ao longo desses 19 anos de funcionamento, é permitir que, logo após o registro do desaparecimento, seja presencialmente numa Delegacia de Polícia ou pela internet, por meio da Delegacia On-line, a foto, a qualificação dessa pessoa, o local de desaparecimento, a idade e o número de boletim relacionado ao fato sejam exibidos automaticamente no site”, explicou o gerente do Disque-Denúncia 181, delegado Paulo Expedicto Amaral.
A plataforma também exibe dados e estatísticas de desaparecimentos no Espírito Santo. Em 2020, já foram feitos mais de 46 mil registros. No ano passado, foram mais de 52 mil.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.