Escolas estaduais de SC trabalham para concluir planos de contingência

As escolas estaduais de Santa Catarina estão na fase final da concepção dos planos de contingência que orientarão a retomada do ensino presencial, informa a SED (Secretária Estadual de Ensino). A data inicial prevista para a retomada é nesta segunda-feira (19).

Para a retomada, unidades devem ter plano de contingência aprovado e estarem em regiões de nível grave, ou menor, na matriz de risco para Covid-19 do Governo do Estado – Foto: SED/Divulgação/ND

Entretanto para retornarem às aulas, os planos devem ser aprovados pelo Comitê Municipal. Além disso, as escolas da rede estadual de ensino devem estar localizadas nas regiões em amarelo, na matriz de risco para Covid-19 do Governo do Estado, conforme a norma estadual.

De acordo com a SED, há regiões que seguem com as capacitações para criar os planos de contingência e devem concluir o documento nos próximos dias. Com a retomada, o número de alunos nas escolas será controlado e o apoio pedagógico acontecerá para alunos com dificuldade ou que não consigam fazer remotamente

“Precisamos confiar na responsabilidade de cada equipe escolar e entender que cada comunidade escolar tem as suas especificidades, permitindo a individualidade de cada uma de nossas unidades”, explica o secretário Natalino Uggioni.

Nesta semana também foi publicado edital para a contratação de docentes em regime temporário. As Coordenadorias Regionais já iniciaram os processos seletivos para contratação. Atualmente as aulas ocorrem remotamente e continuam sendo obrigatórias.

Etapas para a retomada

Após a conclusão, o plano é encaminhado aos Comitês Municipais. Eles são responsáveis por deliberar sobre os planos de cada escola a partir das regras previstas no PlanCon (Plano de Contingência da Educação de Santa Catarina), documento elaborado em conjunto por mais de 15 entidades.

Após a escola ter o plano de contingência aprovado no Comitê Municipal, ela deve entrar em contato com os alunos que serão chamados para participar do Apoio Pedagógico Presencial, informando as orientações e a data de início. A unidade de ensino também irá comunicar a comunidade escolar sobre o calendário de atividades pedagógicas presenciais.

Caso tenham o plano de contingência homologado e estejam em regiões representadas pelas cores azul ou amarelo no mapa da matriz de risco para Covid-19, as escolas podem iniciar as atividades presenciais a qualquer momento.

Nesta sexta-feira, a SED realizou um levantamento junto às Coordenadorias Regionais, cujas regiões se encontram em amarelo (risco alto) na matriz de risco para Covid-19 do Governo do Estado, para verificar as escolas que poderão retornar nos próximos dias.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”