Escolas internacionais e a importância da Certificação IB


Reconhecido mundialmente, o Programa IB desafia os estudantes a se tornarem indivíduos com formação completa e visão global. De forma objetiva, escolas internacionais são aquelas que proporcionam aos alunos imersão total na língua e cultura de determinado país. Essa imersão acontece por meio da adoção de uma grade curricular e de uma ambientação típica do país de origem para que os alunos vivenciem a realidade proposta pelo modelo de ensino estrangeiro.
No Brasil, as escolas internacionais ganharam força há mais de uma década, mas já eram realidade em muitos países a partir de 1968. O Programa de Bacharelado Internacional (IB) foi idealizado em Genebra, na Suíça, por um grupo de estudiosos que almejava um ensino capaz de gerar compreensão intercultural para crianças e adolescentes. Assim, tinham a certeza de futuros adultos melhor preparados para a realidade e para as exigências globais.
O que é o Programa de Bacharelado Internacional (IB)
O Programa de Diploma de Bacharelado Internacional (IB) é um programa abrangente e exigente, baseado em uma educação equilibrada e que é responsável pela certificação de escolas internacionais que seguem suas normativas e diretrizes. Reconhecido mundialmente, o Programa IB desafia os estudantes a se tornarem indivíduos com formação completa, visão global e preparados para atuação profissional e acadêmica no mercado e em universidades de países do mundo todo.
De acordo com a professora Karine Vairo, destora da 2ª e 3ª série e DP Coordinator do Colégio Positivo Internacional, a certificação é reconhecida por seu rigor acadêmico, aliado a princípios, valores, projetos, e ao protagonismo do aluno. “Dessa forma, o estudante certificado pelo IB apresenta um diferencial em termos de habilidades. A escola que trabalha com o currículo IB, comprovadamente, oferece ao estudante uma estrutura exemplar e professores altamente capacitados e qualificados periodicamente”, completa.
Além de se tornar um profissional capacitado, o aluno que estuda em um colégio internacional apresentará virtudes relacionadas à empatia, liderança, ética e compreensão.
Divulgação/Colégio Positivo
Estudante IB: passe facilitado em universidades, no mundo e no mercado de trabalho
Por trabalhar com um currículo interdisciplinar, baseado em escolhas que permeiam toda a área do conhecimento, o estudante IB é capaz de visualizar, de forma clara, a aplicação do que ele estuda, no seu cotidiano e nas reflexões que é instigado a fazer. “Com isso, proporcionamos ao estudante a real oportunidade de fazer a diferença, utilizando todo o conhecimento acadêmico que está sendo adquirido. Ao aprender a observar, ele se torna apto a perceber o problema, planejar soluções e executar o planejamento para resolver determinadas questões locais e mundiais”, completa.
Karine garante ainda que, ao estudar em um colégio com certificação IB, o estudante é melhor visto nos processos seletivos mundiais e, também, ao ingressar no mercado de trabalho. “O aluno IB tem uma base acadêmica forte e aprofundada e possui habilidades especiais, abrindo portas, também, para o ingresso em universidades brasileiras e, futuramente, no mercado de trabalho, pois será um profissional altamente capacitado, organizado e preparado”, finaliza.
Curiosidades sobre o Ensino Internacional
Escola “Feel Like Home”
3 vantagens de estudar em uma escola internacional
5 razões para escolher uma escola internacional na infância
Com o passar do tempo, meu filho pode esquecer a segunda língua?
5 características de universidades internacionais
O que uma escola internacional deve ter?
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”