Ex-deputado federal é alvo da PF em operação contra fraudes em contratos da Saúde de RR


O também empresário Abel Galinha (DEM) é suspeito de fraudar contratos da alimentação destinada aos hospitais. Um procurador estadual também é investigado por receber propina para garantir o esquema. PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (16)
Divulgação/Polícia Federal
O empresário e ex-deputado federal Abel Galinha (DEM) é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) contra fraudes em contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima.
O G1 tenta contato com o ex-deputado federal Abel Galinha.
Um procurador do estado também é investigado por receber propinas para viabilizar as fraudes que movimentaram mais de R$ 14 milhões entre 2017 e 2019, informou a PF.
Conforme a PF, o ex-deputado influenciou as fraudes durante e após o seu mandato, que terminou e 2018. Ele é suspeito de condicionar os pagamentos da Sesau à empresa que participava do esquema.
A propina era distribuída para garantir pagamentos de faturas, permitir a renovação de contratos e garantir o atesto falso de recebimento de refeições destinadas aos hospitais da rede pública.
Galinha foi eleito deputado federal em 2014 com 8.834 votos. Em 2018, disputou como vice-governador de Roraima na chapa encabeçada por José de Anchieta Junior (PSDB).
A ação é a segunda etapa da Operação Godfather – deflagrada em dezembro de 2019 – para desarticular um esquema de desvio de recursos públicos em licitação para fornecimento de comida a hospitais públicos de Roraima.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”