Fala Especialista

É com grande alegria e orgulho que a APAE de Tijucas apresentou a semana do dia 21 a 28 de agosto para toda a comunidade de Tijucas sobre o tema: PROTAGONISMO EMPODERA E CONCRETIZA A INCLUSÃO SOCIAL, onde visa destacar o papel da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em toda a sociedade e sua efetiva inclusão social.

No momento presente quando se propõe identificar a valorização de pessoas com deficiência e sua atuação na sociedade, nas diferentes áreas das políticas públicas, assistência social, educação e saúde, os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, quando são pessoas de serem ouvidas e respeitadas em suas intervenções e escolhas.

Esse tema vem de encontro com o que realmente precisa ocorrer na pessoa com Deficiência, pois é seu direito ocupar o papel de filho, irmão, usuário, aluno, paciente, profissional ou cidadão sem serem discriminados e excluídos. A APAE acredita fielmente que esse tema das pessoas com Deficiência precisa serem vistas como seres humanos sob ética e os valores morais que dão valor a existência humana.

Sobre o termo Protagonismo, significa ser lutador, uma palavra que traduz evolução na experiência, uma necessidade de pertencer, participar e agir diante da sociedade. Protagonista no investimento de ações condutoras de conquistas na própria liderança de sua vida, fazendo escolhas, tomar decisões a assumir o controle da situação de cada um, em meio aos direitos e deveres como responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo a inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência.

Então nosso pedido hoje é que a família, sociedade e o estado tenham atitudes de reconhecer em cada pessoa com deficiência, características individuais, valores e potenciais para o seu empoderamento no contexto da diversidade humana. Assim, protagonista, eliminando obstáculos, exclusão e ativando diferentes conquistas, em que liderem a autonomia, a cidadania, a ética, e o pertencimento, efetivando sua inclusão social.

E assim valorizamos ainda mais a todos, com objetivo da semana do dia 21 a 28 de agosto, a APAE de Tijucas realiza diversas ações como carreata, lembranças aos alunos, faixas, além da divulgação de vídeo dos usuários, alunos e famílias. Tudo para estimular este protagonismo defendido em nosso tema.

PROTAGONISMO EMPODERA E CONCRETIZA A INCLUSÃO SOCIAL

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”