Feriadão começa com ventos fortes e mudança no tempo em Santa Catarina

O feriadão de Finados começa com alerta da Defesa Civil em Santa Catarina. O avisa do órgão teve início às 8h30 desta sexta-feira (30) e se estende, a princípio, até 18h. A faixa litorânea é a mais atingida, na Grande Florianópolis até o Litoral Norte.

Ventos fortes devem atingir litoral catarinense nesta sexta – Foto: Gabriel Lain/ND

De acordo com a Epagri/Ciram, um sistema cavado e a baixa pressão sobre o litoral do Rio Grande do Sul dão condições também para mar agitado até a manhã deste sábado (31).

As rajadas de vento são de quadrante Sul, de intensidade moderada a forte, entre 50 e 65 km/h.

Os fortes ventos atingem a faixa costeira entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, conforme pode ser observado na área destacada em amarelo no mapa da Defesa Civil:

Faixa costeira entre Florianópolis e o Litoral Norte terão fortes rajadas de vento nesta sexta – Foto: Divulgação/Defesa Civil

O órgão recomenda que em casos de ventos fortes, a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, janelas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado no Litoral Sul

Segundo a Epagri/Ciram, o sistema cavado e a alta pressão sobre o litoral do Rio Grande do Sul, somados à frente fria sobre o oceano na altura do Litoral Norte catarinense e o Paraná, dão condições também para mar agitado na faixa costeira de Santa Catarina.

Entre a manhã desta sexta-feira até a manhã de sábado (31), as ondas devem ter picos de 2 m a 2,5 m entre a Grande Florianópolis e Passo de Torres, no Sul do Estado.

As ondas mais altas devem ser afastadas da costa e ao Sul de Florianópolis.

Os ventos de Sul a Sudeste devem chegar entre 40 a 50 km/h nestas regiões. As condições são desfavoráveis à navegação de pequenas e médias embarcações.

Feriadão deve ser de temporais e queda de raios em SC

A previsão do tempo para o feriadão, que começa nesta sexta e se estende até o Dia de Finados, na segunda-feira (2), é de chuvas no Estado.

Nesta sexta, os raios devem atingir somente a parte Oeste do Estado, mas as chuvas ocorrem em todo o território catarinense, apesar de isoladas. Nisso o Oeste deve ser exceção também, com o fenômeno mais concentrado e intenso.

O domingo (1º) deve ser um pouco diferente, com sol e algumas nuvens no Oeste e no Meio-Oeste, mas com condições de chuvas isoladas no restante do Estado, apesar das nuvens e aberturas de sol.

No dia, sem previsão de rajadas de vento, assim como na segunda (2) de feriado, que deve contar com tempo similar.

No feriado, Oeste e Meio-Oeste seguem com clima igual, mas no Planalto Sul e Norte, há previsão de tempo fechado, com pancadas de chuva e raios.

Já no litoral o tempo deve ficar mais aberto, com algumas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, assim como no dia anterior.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.