Feriado da Consciência Negra: veja o que abre e o que fecha em AL


Bancos, repartições públicas não vão funcionar na sexta-feira (20). Shopping e comércio funcionam em horário normal. Foto de arquivo mostra festividades na Serra da Barriga, em União dos Palmares, durante celebração ao Dia da Consciência Negra
Robéria Bandeira/ Arquivo pessoal
O funcionamento de agências bancárias, trens e repartições públicas vai sofrer alteração na sexta-feira, 20 de novembro, feriado estadual do Dia da Consciência Negra.
A data é comemorada em todo o estado com o objetivo de resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo, além de homenagear o histórico episódio da luta pela liberdade dos povos escravizados no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.
Para você se programar para o feriado, o G1 listou abaixo como será o funcionamento dos principais serviços. Confira:
Agências bancárias
As agências bancárias em todo o estado estarão fechadas. Elas reabrem para atendimento na segunda-feira (23).
Trens e VLTs
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Alagoas informou que os trens e VLTs vão funcionar, mas com horário reduzido.
Comércio
Segundo a Aliança Comercial, as lojas do centro de Maceió vão funcionar normalmente no feriado, das 8h às 18h.
Shoppings
Os shoppings de Maceió e de Arapiraca abrirão em horário normal na sexta. Vale destacar que os postos da Central Já! estarão fechados nos shoppings que oferecem esses serviços.
Comércio de Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo funcionam normalmente. Comércio de União dos Palmares funciona apenas pela manhã.
Supermercados
Assim como os centros de compra, os supermercados vão abrir normalmente. As lojas do Palato seguirão com a unidade Farol funcionando das 7h à meia-noite; a da Ponta Verde aberta 24h; e a do Parque Gonçalves Lêdo, das 7h às 22h.
O Maxxi Atacado vai operar das 8h às 18h. Já o BIG Bompreço estará aberto normalmente, das 7h às 22h, e o Sam’s Club, das 9h às 20h. O Super Bompreço funcionará das 7h às 20h. As lojas Todo Dia abrirão das 7h às 20h, em Maceió, e das 6h às 21h, no interior do Estado.
Equatorial
Segundo a assessoria da Equatorial, as agências de atendimento presencial da empresa estarão abertas e funcionarão normalmente durante o feriado, com exceção da Unidade União dos Palmares. Já os pontos localizados nas Centrais Já estarão fechados na quarta, voltando ao normal na quinta.
A Equatorial reforça que a Central de Atendimento 0800 082 0196 estará disponível 24h durante o feriado e a população ainda pode contatar a empresa pelo WhatsApp no número (82) 2126-9200. Para comunicar uma ocorrência, basta enviar uma mensagem de texto para a assistente virtual, Clara.
Repartições públicas
As repartições públicas do estado estarão fechadas. Elas reabrem para atendimento na segunda-feira (23).
Defensoria Pública Estadual
A Defensoria Pública Estadual vai atender sob regime de plantão na sexta-feira. Durante o dia, os atendimentos nas áreas cível e criminal serão voltados para casos urgentes. A atuação será conduzida por defensores públicos de forma remota, apenas na Capital, no horário das 8h às 13h30.
Para o atendimento, os assistidos devem entrar em contato com um dos números de Whatsapps: (82) 98705-7759/ (82) 98705-7560/ (82) 98705-7752/ (82) 98704-2016/ (82) 98704-7336.
São consideradas causas urgentes as situações que necessitam da imediata apreciação do Poder Judiciário, a exemplo de busca e apreensão de menor, demandas relacionadas ao direito à saúde, medidas protetivas por violência doméstica e familiar, alvarás, análise de prisões em flagrante, dentre outras.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja as notícias da região no G1 Alagoas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.