Fim de semana prolongado no DF será de pancadas de chuva, segundo Inmet


Neste sábado (31), termômetros não devem passar de 24ºC. Temperatura pode cair ainda mais nos próximos dias. Rodovia no Distrito Federal amanhece com neblina
TV Globo/Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo fechado durante todo o fim de semana prolongado no Distrito Federal. O órgão emitiu alerta laranja, quando há perigo chuvas intensas, com ventos que podem chegar a 100 km/h.
Neste sábado (31), a temperatura máxima prevista é de 24ºC e a umidade varia de 60% a 100%. No domingo (1), os termômetros devem ficar entre 18ºC e 20ºC.
Já no feriado de Finados, na segunda-feira (2), a mínima prevista é de 16ºC, e a máxima de 18ºC. A previsão pode sofrer alterações ao longo dos dias.
Veja a previsão do tempo no DF
Segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet, há possibilidade de pancadas de chuva em qualquer horário do dia.
“O tempo deve permanecer assim pelo menos até o meado da semana. Estamos em um período de chuvas mais frequentes, sem dias seguidos de sol”, explica.
Chuva em outubro
Moradores de São Sebastião, no DF, registram forte chuva
Ainda de acordo com o meteorologista, o alerta de chuvas intensas ocorre sob influência da zona de convergência do Atlântico Sul, uma faixa de nebulosidade que está no Centro-Oeste. “Uma das características é a persistência da chuva, com pouca variação”, disse Olívio.
Durante o mês de outubro, a chuva se comportou de forma diferente nas diversas regiões do DF. “Choveu, mas de forma mal distribuída”, avalia o especialista.
Entre as subestações do Inmet no DF, duas registraram chuvas acima da média prevista em outubro, que é de 159.8 milímetros (mm). Em Brasília o índice ficou em 161.6 mm até esta sexta (30), considerado dentro da normalidade.
Já no Gama, a chuva ultrapassou a média em 60%, com 255 mm O menores índices foram registrados em Águas Emendadas, em Planaltina, com 131,2 mm, e Paranoá, com 117.8 mm.
VÍDEOS: veja destaques de Natureza e Meio Ambiente
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.