Finados: entenda como funcionará o protocolo de segurança nos cemitérios de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis se organiza para cumprir os protocolos de saúde para o dia de Finados, na próxima segunda-feira (2). A Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) será a responsável por organizar a estrutura nos 13 cemitérios da Capital.

Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis – Foto: Arquivo/Marco Santiago/ND

De acordo com o presidente da empresa, Lucas Arruda, os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão ampliados no sábado (31), domingo (1º) e segunda-feira. Já na entrada dos cemitérios haverá o aferimento da temperatura, a entrega de álcool em gel, além de uma sacola de lixo para cada família.

Na entrada será pedido que as pessoas evitem aglomerações, mantendo o distanciamento de 1,5 metro e utilizem máscara.

Os cultos religiosos deverão ser mais curtos. Sendo realizados preferencialmente ao ar livre. Caso ocorram nos templos religiosos deverá ser respeitada a capacidade de ocupação de 50% dos espaços, mantendo o ambiente ventilado naturalmente.

A prefeitura recomenda também que pessoas acima dos 60 anos ou do grupo de risco não compareçam aos cemitérios.

“A Comcap vem fazendo o trabalho de limpeza ao longo dos últimos dias. É um dia bem específico no ano, ao todo são 13 unidades em Florianópolis, já estamos nos acabamentos finais para que a partir de sábado as pessoas possam visitar seus entes queridos”, explica Arruda.

Nas duas últimas semanas, foram alocadas equipes de limpeza nos cemitérios São Francisco, no Itacorubi, e São Cristóvão, em Coqueiros. No Itacorubi, de sábado a segunda serão mantidas equipes para aplicar o protocolo sanitário da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Ampliação do horário de visita

No dia de finados os cemitérios abrirão das 7h às 19h, ampliando o horário disponível de visitação para que diminua as ocorrências de aglomerações.

A estratégia de ter um maior tempo disponível foi a forma que a prefeitura encontrou para deixar o espaço aberto durante o fim de semana.

Venda de artigos religiosos e flores em frente ao cemitério

Os ambulantes credenciados receberam a recomendação para que não estimulem as aglomerações nas filas para a compra de flores e artigos religiosos. Além disso, todo devem seguir os protocolos de segurança.

O maior serviço de vendas deve acontecer no cemitério do Itacorubi e no de Capoeiras, na região continental.

* Com informações da NDTV

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.