Florianópolis dobra número de testes diários para Covid-19

A prefeitura de Florianópolis passou a dobrar a capacidade de testagens diárias para a Covid-19, chegando a 1.000, com testes do tipo RT-PCR e testes rápidos, segundo a Secretaria de Saúde. Antes, a Capital realizava metade desses exames.

Florianópolis amplia número de testes para Covid-19, chegando a 1.000 – Foto: Divulgação/PMF

O aumento dos testes ocorre após o crescimento de casos suspeitos da doença na cidade. Na atualização do mapa de risco divulgada nesta quarta-feira (18) pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), a Grande Florianópolis está em risco grave.

Haverá ampliação também nas equipes dos CTDS (Centros de Testagem) exclusivos para o novo coronavírus, que já estão presentes em todas as regiões do município.

O teste mais eficaz será indicado pela equipe de saúde, que leva em conta os dias de sintomas e se o paciente teve contato com algum caso positivo do novo coronavírus. A indicação evita que a população tenha um falso resultado negativo e, assim, contribua para a disseminação da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde da Capital, os contatos de caso confirmado são indicados ao teste do tipo RT-PCR de 5 a 12 dias após o último contato no período de transmissibilidade. Já os testes rápidos são indicados a partir de 14 dias do último contato.

Essas datas também valem para casos que estão com sintomas de covid-19, sendo assim 3 a 7 dias de sintomas são testes RT-PCR. A partir do dia 10, a indicação é para teste rápido.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.