Goiânia registra 40°C e tem o dia mais quente dos últimos cinco anos, diz Cimehgo


Em Aragarças, a temperatura chegou aos 42ºC – a mais alta do estado em 2020. Sem previsão de chuva, umidade deve ficar abaixo de 12% em todo o estado. Com tempo seco, meteorologia prevê temperaturas acima de 40ºC em Goiânia
Os termômetros do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) apontaram 40ºC em Goiânia, na última terça-feira (29). Segundo o órgão, essa foi a temperatura mais alta registrada nos últimos cinco anos, quando os termômetros marcaram 38ºC, em setembro de 2015.
O Cimehgo destacou ainda que, na mesma data, em Aragarças, no oeste goiano, a temperatura chegou aos 42ºC – a mais alta do estado em 2020. Gerente do órgão, André Amorim explica que as altas temperaturas são resultado de uma massa de ar quente e seco que predomina na região central do país.
Alerta de emergência
Também segundo o órgão, a umidade do ar é preocupante no estado. Na capital, o percentual gira em torno dos 12%. Em Rio Verde, na região sul de Goiás, a taxa chegou aos 9% – estado considerado de “emergência”.
Com esses valores abaixo de 12%, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (30) indicando que essa qualidade do ar está piorando por causa da fumaçada das queimadas e que já atingiu uma classificação considerada “péssima”. Com isso, o órgão orienta:
que não sejam feitas quaisquer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;
Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Usar hidratante para pele e umedecer o ambiente
Evitar bebidas diuréticas, como café e álccol
tomar água à vontade
Chuvas
Ainda segundo André, só deve voltar a chover no estado após o dia 10 de outubro, quando uma frente fria pode avançar sobre a região.
“A tendência é que, com o tempo, essa massa de ar quente perca intensidade. Com esse deslocamento, as frentes frias começam a avançar, chegando até a região central do país, propiciando pancadas de chuva no primeiro momento”, disse.
Previsão do Tempo
Goiânia: MÁX. 38ºC | MIN. 20ºC
Porangatu: MÁX. 41ºC | MIN. 21ºC
Jataí: MÁX. 39ºC | MIN. 20ºC
Cumari: MÁX. 38 ºC | MIN. 22ºC
Iporá: MÁX. 41ºC | MIN. 23ºC
Goiânia registra 40°C e tem o dia mais quente dos últimos cinco anos, diz Cimehgo
Sílvio Túlio/G1
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
VÍDEOS: veja as últimas notícias sobre Goiás
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”