Governo inaugura módulo escolar no Centro de Internação Provisória Carlos Santos

 

escola Centro de Internação Provisória Carlos Santos

O módulo escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini, que fica junto ao Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), em Porto Alegre, foi inaugurado na sexta-feira (24/7) pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e pelas secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e de Educação (Seduc).

Acompanharam a solenidade o titular da SJCDH, Mauro Hauschild, a direção-geral da Fase, representada pelo presidente Antônio Carlos Rocha Almeida e pelos diretores André Severo, David Freitas e Ledi Teixeira, e os diretores do CIPCS, Isaac F. Marques, e da Escola Senador Pasqualini, Paula Rosângela Gonçalves.

“Escolho a palavra alegria para representar o dia de hoje. Alegria de estarmos juntos, de entregarmos este belo prédio, que através da diretora Paula e sua equipe oportunizará aos nossos jovens refletir, fazer novas escolhas para o futuro. Uma escola de qualidade precisa desenvolver a capacidade de inventar e buscar estratégias para ajudar estes estudantes a nunca deixarem de acreditar na sua capacidade de ser”, disse Almeida.

Hauschild lembrou da dedicação de cada pessoa envolvida na construção do projeto, resultado do esforço do Estado e da sociedade no trabalho de transformação da vida dos socioeducandos. “Esta unidade escolar é uma parte do processo de transformação da vida de muitos jovens, que por algum momento escaparam do caminho que gostaríamos, mas que aqui, através da educação, podem dar dignidade para si, para as famílias e para a sociedade gaúcha”, disse.

Por vídeo, enviaram suas mensagens o secretário de Educação, Faisal Karam, o promotor de Justiça André Baptista Caruso Mac-Donald e a defensora pública Fernanda Fogazzi.

O prédio de 338,52 metros quadrados tem sete salas de aula, secretaria, sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, sala da direção, sanitários, depósito de material pedagógico e depósito de material de limpeza. A obra teve investimento de R$ 1.096.867,49, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e recebeu acompanhamento da equipe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Fase.

O módulo escolar do CIPCS é o terceiro a ficar pronto nas unidades da Fase. Os Centro de Atendimento Socioeducativo (Cases) de Santa Maria e Pelotas já tiveram as obras das escolas inauguradas em 2018 e 2019, respectivamente.


Com Agências