Grafites de mais de 23 m de altura em hospital no AC homenageiam profissionais da saúde


Artes são feitas em duas estruturas do Pronto-Socorro de Rio Branco pelo grafiteiro Matias Souza e uma equipe de artistas. Estrutura externa do PS ganhou cores com desenhos de rostos de profissionais da saúde do Acre
Pedro Devanir/Secom
A cor avermelhada dos tijolos da fachada do Pronto-Socorro de Rio Branco, na capital acreana, foi substituída pelo verde, azul, branco, marrom, amarelo, traços e desenhos que formam os rostos de profissionais da saúde.
Os grafites estão sendo desenhados em duas estruturas do prédio com imagens de servidores que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.
Uma das artes tem 23 metros de altura e nove metros de largura. A segunda está exposta em uma estrutura horizontal de oito metros de altura e 20 de largura. Segundo o grafiteiro Matias Souza, esse é o maior grafite do Acre.
O projeto é de Souza e outros grafiteiros em parceria com o governo do estado. Além da unidade da capital, a ação coloriu com imagens de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, parteiras, entre outros profissionais, o Hospital de Campanha, da Mulher e da Criança e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul.
“Buscamos, juntamente com a direção do PS, ilustrar e representar alguns profissionais de diversas áreas aqui das unidades de saúde. Passaram por uma seletiva priorizando os mais antigos, aqueles que já têm um bom tempo de trabalho e estão representando os demais profissionais”, destacou o grafiteiro.
Painel deve ser concluído em até 20 dias, caso as chuvas não atrapalhem
Pedro Devanir/Secom
Artes
A equipe de Souza é composta por outros dois grafiteiros. A primeira arte, de 23 metros, foi iniciada há duas semanas. Nesta sexta-feira (19), a equipe trabalha no segundo grafite e planeja entregar em até 20 dias.
“Não posso nem falar em uma data específica de entrega porque estamos entrando no inverno, temos que parar se começar a chover. Mas, queremos em 20 dias entregar o painel todo prontinho. Painel é muito grande, a pandemia tem sido muito difícil para todos e é uma forma de homenagear esses profissionais”, contou.
Os desenhos contam com as bandeiras dos municípios expostas nas máscaras faciais dos profissionais. Essa seria uma forma de homenagear servidores de outras cidades que enfrentam a pandemia.
“Escolhemos o PS porque é a base central da saúde do Acre, é referência para todos os municípios e recebe diariamente pessoas com enfermidades. Decidimos homenagear justamente esses profissionais aqui”, definiu.
Em Cruzeiro do Sul, unidades de saúde também ganharam artes em homenagem aos profissionais
Onofre Brito/Secom
Mortes
Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostram que seis profissionais já morreram vítimas da Covid-19 até o início de novembro. O G1 solicitou números atualizados de servidores da pasta infectados e afastados das funções e foi informado que os dados devem ser repassados na segunda-feira (23).
Entre as vítimas fatais da Saúde estão: Cláudio José Lopes de Araújo, Mirian Montefusco de Assis e Eudes Pinheiro. Os três trabalhavam no PS e morreram no mês de junho após semanas internados com Covid-19.
Dias após as mortes, colegas de profissão fizeram uma homenagem e protesto em frente à unidade. Com cartazes, choro e muita emoção, os profissionais pediram mais assistência e estrutura para combater o novo coronavírus.
Em setembro, Rosinalda de Macedo Bastos, de 38 anos, morreu com Covid-19 após 56 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco. Em entrevista ao G1 na época, a cunhada de Rose, Luzineide da Silva Correia, falou da dor de perder a parente.
A técnica de enfermagem Sandra Melo da Silva, de 47 anos, também morreu vítima de complicações da Covid-19. A família chegou a reclamar de falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para Sandra.
O enfermeiro Danilo Moura, de 41 anos, atuava no Instituto de Traumatologia do Acre (Into-AC) – unidade de referência no tratamento de Covid-19, e morreu com a doença em julho.
Vídeos: G1 em 1 Minuto-AC com Janine Brasil e Tácita Muniz
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.