Guarujá tem 2,7 mil desempregados a mais em julho, comparado ao início do ano


Ao todo, 6.933 pessoas perderam o emprego somente nos primeiros sete meses de 2020. Guarujá tem 2,7 mil desempregados a mais em julho, comparado ao início do ano
Carlos Nogueira/Jornal A Tribuna
Só entre trabalhadores formais no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foram 2.739 desempregados a mais em julho, comparado ao início do ano, em Guarujá, no litoral paulista. O pico de demissões ocorreu em abril, com 1.064 rescisões contra 322 admissões. Ao todo, 6.933 pessoas perderam o emprego somente nos primeiros sete meses de 2020.
O estudante Adriano dos Santos Batista, de 21 anos, foi um deles. Ele trabalhava em uma fábrica de artigos náuticos há cerca de dois anos e meio. Em maio, cursando faculdade de Logística, sentiu o impacto do corte coletivo, com o fechamento da empresa.
Trabalhando desde os 13 anos – entre formal e a informalidade –, o morador do bairro Jardim Primavera, agora, busca sua recolocação, e diz não contar com qualquer apoio de serviços públicos para abrir caminhos. “Não tem um curso profissionalizante, ou mesmo algo que ajude a gente a desenvolver um currículo, se preparar para uma entrevista. Quem não pode pagar cursos e não passa em escolas técnicas fica sem rumo na busca por um melhor emprego”.
Com população estimada em torno de 322,7 mil habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tinha 54.746 empregados com carteira assinada no último Censo, em 2018 – cerca de 17% da população.
Parceria com o estado
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) de Guarujá informou que cursos de capacitação haviam sido agendados em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Meu Emprego, mas foram suspensos devido à pandemia. A retomada é aguardada junto ao governo estadual.
Durante a pandemia, a Sedep manteve ativa uma agenda de cursos online para empreendedores. Para outubro e novembro, alguns cursos presenciais serão retomados, em parceria com o Sebrae, por meio da quarta edição da Jornada Empreendedora Guarujá.
Com as atividades pausadas, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade não oferece vagas no momento.
Eleições 2020
O G1 Santos está produzindo, diariamente, reportagens especiais sobre as eleições 2020. Além de entrevistas exclusivas, levantamento de dados e serviço, os internautas podem acompanhar matérias de assuntos de interesse público e que preocupam bastante a população dos nove municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Para acompanhar toda a cobertura, basta acessar a página especial.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”