Halo colorido em volta do sol é visto no Sul do Brasil

Os moradores de Porto Alegre (RS) notaram  um círculo colorido em volta do sol na manhã desta quinta-feira (15). Porém, o fenômeno chamado halo é muito comum e pode aparecer mais claro e nítido, como ocorreu na capital gaúcha.

Fenômeno natural é visto no céu do Sul do Brasil nesta quinta – Foto: Reprodução/Metsul/Juliano Schuler/ND

Segundo informações do portal Metsul, o halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera e se forma na parte mais alta, chamada troposfera, a cerca de 10 quilômetros do solo.

Isso acontece por conta da presença de nuvens do tipo Cirrostratus (com caráter de um véu fino) e Cirrus, com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado.

Em seguida, a luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode se dividir em cortes por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Por conta disso, também pode ser vista ao redor da Lua.

O fenômeno foi observado nesta quinta-feira (15) por conta da forte área de instabilidade que se formou sobre o Paraguai nas últimas horas e a perturbação da atmosfera acabou gerando nuvens do tipo Cirrus com cristais de gelo que estão avançando de Norte para Sul.

Outro fenômeno semelhante foi registrado no dia 26 de março, quando a cidade começava a parar por conta da pandemia de coronavírus.

Fenômeno foi visto no dia 26 de março- Foto: Reprodução/Metsul/Juliano Schuler/ND

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”