Hemopa mobiliza doadores de sangue em áreas comercias de Santarém para aumentar estoques


Atendimento transfusional é ininterrupto e por isso a necessidade de doadores voluntários é diária nas unidades de coleta. Ações para sensibilização de doadores voluntários em Santarém
Hemopa/Divulgação
Com os baixos índices de coleta de sangue, o Hemopa em Santarém, no oeste do Pará, tem mudado as estratégias para captar novos doadores. Equipes percorrem áreas comerciais e conversam com as pessoas informando sobre a importância de salvar vidas através da doação de sangue.
“As palestras nas grandes lojas estão ajudando na sensibilização de voluntários. Pretendemos continuar com as visitas durante o mês de novembro para alcançar o máximo de pessoas possíveis”, destacou Telma Suanne, assistente social do Hemopa Santarém.
Em média, para atender a todos as unidades e suprir a demanda do municípios da região, é necessário coletar por dia 30 bolsas de sangue. Muitas vezes, esse total diário não é alcançado.
Este mês de novembro é dedicado ao doador voluntário que tem o papel fundamental na missão de salvar vidas. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes.
A Fundação Hemopa é responsável pelo atendimento transfusional do Estado do Pará, fornecendo bolsas de hemocomponentes para cerca de 200 unidades hospitalares.
O atendimento transfusional é ininterrupto e por isso a necessidade de doadores voluntários é diária nas unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa.
Hemopa Santarém convoca doadores para aumentar número de bolsas no estoque de sangue
Quem pode doar?
O voluntário precisa estar em boa condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e pesar acima de 50 kg. E no cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial, original e com foto que pode ser o RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.
Neste período de pandemia, quem teve Covid-19 é necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.
O Hemopa Santarém funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, na avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31, no bairro Aeroporto Velho.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.