Homem morre após ameba transformar seu cérebro em massa líquida

O cérebro de um jardineiro idoso de 82 anos foi transformado em um líquido pastoso por uma ameba que muda de forma e encontrada no solo. A vítima foi tratada para várias condições médicas antes de começar a ter convulsões e, eventualmente, morrer.

O caso é detalhado em um artigo de dois cientistas da Universidade Emory, em Atlanta, EUA, que foi publicado na quinta-feira (24) na revista científica New England Journal of Medicine. Acredita-se que o jardineiro tenha contraído a ameba enquanto trabalhava com algumas plantas.

​O quê. Agora temos plantas de vaso matadoras. Bom 2020

Em seguida, o idoso começou a ter “fraqueza generalizada” e os sintomas começaram a progredir “rapidamente”, afirmam os autores no artigo. Os médicos trataram o homem primeiramente para meningite bacteriana, fúngica e viral, relatou o portal NZ Herald.

Mas o paciente não melhorou, os sintomas começaram a piorar e ele começou a sofrer convulsões e sonolência. Após nove dias, o homem morreu, segundo o estudo de caso.

Uma autópsia revelou que o homem sofreu “necrose liquefativa” em parte do cérebro, isso ocorre quando o tecido se transforma em uma espessa massa líquida.

A autópsia também identificou uma espécie de acanthamoeba, o que permitiu aos médicos diagnosticá-lo com encefalite amebiana granulomatosa, uma doença rara e geralmente fatal do sistema nervoso central causada por amebas.

“A ameba é transmitida pelo contato com o solo ou água fresca”, ressaltam os autores. “Conversa com a esposa do paciente revelou apenas uma exposição ao solo durante a manutenção de vasos de plantas”, acrescentam.

Homem morre após ameba transformar seu cérebro em massa líquida

flickr.com / Jasper Nance
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.