IDEB da educação de São José entre os melhores de SC

Sabe-se que a educação é um dos principais fatores para o desenvolvimento de um país. Há algum tempo o Brasil procura elevar seu índice da qualidade educacional e o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, o qual é composto por um conjunto de avaliações, permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, realizar diagnósticos da educação básica brasileira, que possam mediar o desempenho dos estudantes, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Nesse contexto, é importante ressaltar que metas foram estabelecidas, para que até 2021, índices definidos fossem atingidos, com divulgação em 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil. Assim, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, órgão do MEC – Ministério de Educação, serve para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, uma vez que, como indicador, possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população brasileira. É calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática, avaliado pela Prova Brasil realizada nos anos ímpares, com os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O Assessor Pedagógico da Secretaria de Educação, Vilmar Peres Junior esclarece que o objetivo principal do IDEB é o diagnóstico para saber onde se está e para onde se quer ir. “Quando saímos da zona de conforto e reconhecemos os problemas, buscamos resolvê-los, promovendo assim nosso crescimento. Com planejamento e estratégias, podemos melhorar e conquistar bons resultados. Em São José, a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática aumentaram muito. Atingimos um equilíbrio de resultados entre as unidades de ensino, mostrando que todos os estudantes têm a capacidade de aprender, independentemente de onde esteja localizada sua escola, com qualidade na educação, que deve ser igual para todos”, argumentou.

Para a Diretora de Ensino Cláudia Regina Macário, tem-se uma soma de fatores que fizeram com que o resultado do IDEB se elevasse. “A estrutura das escolas, com espaços seguros e organizados motiva os estudantes; a formação e empenho dos professores, que vem crescendo nos últimos anos; a Casa do Educador; a hora atividade; os grupos de estudo e a formação continuada; o trabalho de gestão democrática, assim como a continuidade no processo pedagógico. Contamos hoje com mais de 75% de servidores efetivos e uma assessoria incansável da equipe pedagógica, além de outros setores da Secretaria Municipal de Educação”, afirmou.

A Secretária de Educação Lilian Sandin Boeing manifestou estar muito feliz com a notícia dos índices do IDEB em São José. “Nosso IDEB desponta entre os maiores municípios de Santa Catarina, alcançamos 7.0 nos anos iniciais e 5.8 nos anos finais. Quero agradecer a todos, que contribuíram para esse grande trabalho conduzido pelo setor pedagógico da Secretaria de Educação. Estamos fechando um ciclo com sucesso, com avanços na qualidade de ensino e com equidade. Um desafio, que é garantir escola boa para todas as crianças e jovens do nosso município”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”