IFB promove formação de bandas online; prazo para inscrição termina nesta terça


Projeto de extensão tem 80 vagas e é gratuito. ‘Iniciativa busca fomentar prática musical e artística nos estudantes do DF’, diz instituto. Violões pendurados, em imagem de arquivo
Adriano Oliveira/G1
O prazo para realizar as inscrições no projeto de extensão “Festival Estudantil de Composição Musical, Formação de Bandas e Prática de Conjunto Intercampi na modalidade a distância”, do Instituto Federal de Brasília (IFB), termina nesta terça-feira (29). Segundo o IFB, “a iniciativa busca fomentar a prática musical e artística nos estudantes do Distrito Federal”.
Leia aqui o edital
No edital, estão previstas 80 vagas gratuitas para estudantes do ensino médio – da rede pública e privada. Segundo os organizadores, as atividades serão online com duração de, no máximo, 10 meses.
Durante o curso, os estudantes “vão poder criar, tocar e divulgar suas próprias músicas”, diz o IFB.
Para participar do projeto, o candidato precisa ter conhecimento prévio de música, além de atender aos seguintes critérios:
Ser contemplado no processo seletivo;
Apresentar a documentação completa exigida no ato da inscrição/matrícula;
Ser estudante de qualquer série do ensino médio;
Tocar algum instrumento musical físico ou virtual, ou cantar;
Ter enviado vídeo de apresentação solicitado na ficha de inscrição;
Ter até 18 anos no ato da inscrição matrícula – menores de idade precisam enviar autorização do responsável legal;
Sala de aula online
Microfone, em imagem de aqruivo
Pixabay
O projeto está organizado de acordo com diferentes áreas de trabalho, coordenadas por educadores do IFB e com atuação de professores e tutores de outras instituições. Haverá oficinas de prática instrumental, canto popular, criação musical e composição de canção, além de oficina de gravação e edição de áudio.
Para as aulas à distância, a inciativa usará o Google Sala de Aula como plataforma principal. Os trabalhos musicais são produzidos pelos estudantes por meio da plataforma Bandlab e divulgados pela mesma plataforma, juntamente com o Soundcloud.
“Visando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à prática e criação musical em conjunto, o projeto conta com oficinas básicas de música, em formato remoto, além de suporte online dos professores e tutores do por meio da plataforma Google Sala de Aula”, explica o IFB.
Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília
IFB/Divulgação
Ao final do projeto, será realizado um festival para apresentação dos trabalhos, com premiação para as melhores bandas e canções produzidas pelos estudantes. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse o site do IFB.
Leia outras notícias sobre a região no G1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.