Índice de confiança do setor de serviços tem queda após cinco altas seguidas, aponta FGV

Seis dos 13 segmentos pesquisados registraram queda em outubro. Segundo a FGV, apesar da alta no volume de serviços prestados, houve piora das expectativas. O Índice de Confiança de Serviços, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), recuou 0,4 ponto em outubro, para 87,5 pontos, após cinco altas consecutivas.
“Apesar do aumento no volume de serviços em outubro, a piora das expectativas foi fator determinante para queda da confiança no mês”, apontou Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.
De acordo com o levantamento, houve queda do indicador em 6 dos 13 segmentos pesquisados.
“A grande cautela dos consumidores e a incerteza sobre a evolução da pandemia sugerem que o setor ainda enfrentará dificuldades para retornar ao ritmo de recuperação observado do início do ano”, enfatizou Tobler.
Segundo a FGV, as avaliações sobre o momento atual melhoraram, enquanto as expectativas em relação aos próximos meses pioraram.
O Índice de Situação Atual (ISA-S) aumentou 2,6 pontos, para 79,5 pontos, mantendo tendência crescente iniciada em maio. O Índice de Expectativas (IE-S), por sua vez, caiu 3,2 pontos, para 95,7 pontos, voltando a se situar abaixo do nível pré-pandemia.
Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de serviços cedeu 0,5 ponto percentual para 81,3%.
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