Inpe aponta que fogo atingiu cerca de 70% do campus em Cachoeira Paulista


Incêndio começou no último domingo (27) e foi controlado somente no dia seguinte. Fogo queima área do Inpe em Cachoeira Paulista
Divulgação/Corpo de Bombeiros
O incêndio em uma área de mata do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Cachoeira Paulista, no último fim de semana, atingiu aproximadamente 70% do campus, de acordo com um balanço divulgado pela instituição nesta terça-feira (29).
De acordo com o Inpe, nessa área de 70% do campus inclui o entorno dos laboratórios Sonda, Lume, BDA – Arranjo Decimétrico Brasileiro (no local houve queima de algumas antenas de pesquisa) e do LIM – Laboratório de Instrumentação Meteorológica (no local, perderam quatro toróides das bóias oceânicas de um projeto e vários instrumentos meteorológicos).
O entorno da sede do CPTEC, do alojamento do campus, do Laboratório de Combustão e Propulsão, e outros locais também foram atingidos pelo fogo.
Fogo queima equipamentos do Inpe em Cachoeira Paulista
Divulgação/Corpo de Bombeiros
As fumaças no campus começaram por volta das 11h40 do último domingo (27). Às 14h, todas as instalações do campus foram evacuadas e a frota de veículos encaminhada para local seguro. Nesse horário, o Corpo de Bombeiros foi acionado, assim como as equipes da Nova Dutra, Sabesp, Defesa Civil e Canção Nova.
O incêndio foi controlado somente na segunda-feira (28), por volta das 5h30. O Inpe afirmou que “todo controle e proteção foram feitos adequadamente nas instalações prediais e redes de fibra óptica. Não ocorreram danos físicos ao patrimônio público, exceto por linhas aéreas e terrestres de transmissão de energia”.
Fogo em área do Inpe de Cachoeira Paulista
Divulgação/Corpo de Bombeiros
O Coordenador Nacional do projeto Pirata, Ronald Buss de Souza, informou que o projeto, mesmo com o prejuízo, não foi afetado e garantiu a continuidade dos trabalhos de observação de parâmetros de interação oceano-atmosfera do Oceano Atlântico tropical.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelos órgãos competentes.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”