Juiz em João Pessoa manda tirar outdoors de escola por suposta mensagem subliminar de político


Decisão foi após o MDB ter entrado com representação contra a escola, o candidato Cícero Lucena (PP) e a agência responsável pela publicidade. Cícero Lucena (Progressistas) no primeiro dia de propaganda eleitoral na TV
Reprodução
A Justiça Eleitoral na Paraíba determina a retirada de outdoors de uma escola em João Pessoa, por suposta mensagem subliminar em favor do candidato à prefeitura Cícero Lucena (PP). A decisão do juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 76ª Zona Eleitoral, foi após o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ter entrado com representação contra a escola, o candidato do Progressistas e a agência responsável pela publicidade.
O G1 entrou em contato com a assessoria do Colégio Motiva, mas até a publicação desta matéria não houve resposta. Em relação ao candidato Cícero Lucena, o G1 tentou contato com o advogado da coligação Progressistas, Bruno Nóbrega, mas as ligações não foram atendidas e as mensagens não foram respondidas.
Conforme explica o texto da decisão, o MDB alegou que os outdoors do colégio possuem a mesma paleta e escala de cores com as propagandas do candidato Cícero Lucena. Além disso, “a mensagem principal de ambas identificam que o “candidato estaria “pronto” para gerir o município para o qual se candidata a governar, enquanto a escola deixaria seus alunos ”preparados para o amanhã”.
O texto também destaca “existirem em ambas propagandas, elementos similares humano, bem como dos adereços e vestimenta utilizados nas fotos e imagens”.
O juiz justificou que “o meio de propaganda usado é espalhado por algumas das principais avenidas da cidade e sua veiculação promove um desequilíbrio abissal na disputa entre os concorrentes, considerando o alcance promovido com o número de pessoas que visualizam a imagem a cada instante”.
Com isso, determinou que o candidato representado e as empresas responsáveis “retirem a propaganda vedada em todos os outdoors da cidade de João Pessoa, sob pena pagamento de multa diária no valor de R$ 500 por outdoor, limitada ao valor de R$5 mil”.
Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”